Encerrado na quinta-feira à noite, 17, no Espaço Cooperar, da Sicredi UniEstados, o projeto Open Innovation X 2025, uma iniciativa conjunta da URI Erechim, Sicredi e Sebrae, tendo como proposta conectar jovens estudantes e empresas da região, com o objetivo de desenvolver soluções para desafios reais do mercado.
Nas quatro edições realizadas até agora, o Open Innovation X envolveu 320 jovens de escolas de ensino médio de Erechim, que apresentaram 72 soluções às empresas participantes do projeto.
O evento deste ano contou com o apoio das empresas Vaccaro, Sementes Estrela, Cavaletti e Cercena, de Erechim, e Elevitá, de Aratiba, com apoio da Top Formaturas, Graniart, Centro de Inovação Tecnológica de Erechim (CIT) e Uritech.
O ato de encerramento do projeto contou com a presença de representantes das entidades organizadoras, empresários que patrocinaram esta edição, familiares dos alunos, professores e imprensa. O Open Innovation X 2025 teve seis escolas participantes: Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando, Colégio Franciscano São José, Colégio Marista Medianeira, Escola Estadual Dr. João Caruso, Escola Normal José Bonifácio e SENAI Erechim.
Entre as soluções apresentadas pelos estudantes constaram propostas como programas de bonificação interna, campanhas de descarte consciente com uso de inteligência artificial, espaços educacionais mais inclusivos e tecnológicos, bem como softwares de otimização logística para carregamento de cargas.
Outro ponto importante foi o anúncio dos Prêmios Destaques Sustentabilidade e Inovação, este último uma novidade deste ano. O Prêmio Destaque Sustentabilidade foi conquistado pela equipe da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso. Já o troféu Inovação ficou com a equipe do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando. Os critérios analisados incluíram inovação, viabilidade técnica, sustentabilidade e cooperação.
No final do encontro, o Sebrae anunciou uma novidade para premiar os estudantes que conquistaram os referidos prêmios. Eles irão integrar uma missão de inovação em Porto Alegre, no dia 14 de agosto, com visitas ao Instituto Caldeira e à TecnoPuc. A iniciativa contará, ainda, com a presença de representantes das empresas patrocinadoras e apoiadoras, assim como dos idealizadores do Open Innovation X.
Representantes das empresas parceiras salientaram a importância de receber os estudantes em suas organizações visando a incorporação das ideias desenvolvidas por eles.