Acadêmicos do Curso de Nutrição EaD da URI desenvolveram, de forma presencial, o Projeto Integrador III, que teve como temática a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), mas com áreas, públicos e locais distintos.
A Educação Alimentar e Nutricional são procedimentos realizados através de diferentes métodos educacionais, junto a indivíduos ou grupos populacionais, considerando as interações e significados que compõem o fenômeno do comportamento alimentar, para aconselhar mudanças necessárias a uma adequação dos hábitos alimentares, visando à melhoria da qualidade de vida.
A aluna Joline Dalla Vecchia desenvolveu seu projeto abordando a conexão, nutrição e bem-estar, tendo como local a sede de Erechim da Supervisão Regional Passo Fundo da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. Seu público foi constituído de sete médicas veterinárias, com idade entre 30 e 53 anos, que desenvolvem seu trabalho como Fiscais Estaduais Agropecuárias.
O tema central deste projeto de educação alimentar e nutricional foi desenvolvido abordando a nutrição comportamental e os dez princípios do comer intuitivo para promover e ampliar o olhar para a importância da reconexão com os sinais inatos de fome, saciedade e satisfação ao comer. Além disso, recuperar a confiança em seus corpos, valorizar suas individualidades e compreender o porquê de as dietas restritivas radicais não serem sustentáveis a longo prazo.
O segundo projeto, desenvolvido por Jonatan de Albuquerque e Tamiris Vicentini, tratou do poder dos alimentos para o corpo, destacando, principalmente, o ato de desembalar menos e descascar mais. A iniciativa foi desenvolvida na Loja Claro/Nortel Celulares, de Erechim, com quatro adultos entre 20 e 30 anos.
Destacaram, durante o desenvolvimento da iniciativa, a educação alimentar e nutricional, por meio de informações sobre os benefícios de uma dieta saudável e da conscientização sobre os riscos do consumo de ultraprocessados e esclarecimentos sobre as diferentes características entre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados. E informações dos dez passos para uma alimentação saudável.
O terceiro grupo, constituído por Ana Ramos, Camile Castanho e Thalia Araújo, valorizou a educação como prevenção e teve lugar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfo Camargo, em Passo Fundo. O público alvo foi constituído de 30 alunos, crianças e adolescentes, estudantes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Dentro da área de educação alimentar e nutricional, destacaram a promoção e a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável. Lembraram, assim, os riscos que uma má alimentação causa a longo prazo, visando prevenir a obesidade e doenças relacionadas à má alimentação.