Com a apresentação das soluções propostas e a premiação das equipes vencedoras por escola, encerrou na terça-feira, 24, a edição 2024 do Open Innovation X, um projeto realizado pela URI Erechim, SEBRAE e Sicredi UniEstados, com apoio da Engie, Top Formaturas e Graniart.
A solenidade de encerramento, realizada no Câmpus II da Universidade, foi prestigiada por lideranças das empresas patrocinadoras. Da Cercena, a Gerente de Gestão de Pessoas; da Sementes Estrela, o CEO do Grupo Vega (Sementes Estrela e Futura Agrícola), Silvana Spiazzi, a Diretora de Operações, Simone Spiazzi, a Diretora Financeira do Grupo Vega, Fernanda Perosa, a Analista de Controladoria - Responsável pela comunicação no comitê ESG, Flávia Pasini, a Engª Agrícola, responsável pela área ambiental no grupo e no comitê ESG, Daiana Marcon, e o Coordenador de UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes,) Unidade Sargas, Anderson de Abreu; da Olfar, a Analista de ESG, Andressa Warkem, a Coordenadora de ESG, Priscila da Paz Vieira, e a Especialista em ESG, Juliana Pires dos Santos.
Presentes, ainda, alunos das equipes vencedoras das escolas participantes: Colégio Marista Medianeira, Escola Normal José Bonifácio, Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio grando, SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Escola Básica da URI, e Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso. Os estudantes também estavam acompanhados por seus professores e familiares.
O Open Innovation X tem como objetivos: aproximar os jovens dos ambientes corporativos e industriais; despertar para o seu potencial criativo, inovador e empreendedor; envolvê-los no processo de solução de desafios reais de empresas; fomentar os princípios de cooperação, por intermédio do desenvolvimento de soluções colaborativas socioeconômicas sustentáveis; promover espaços para o diálogo entre gerações e criação de uma cultura em torno da educação empreendedora; valorizar o conhecimento e economia; e contribuir para o desenvolvimento local e regional, gerando impacto econômico, social e ambiental, além de identificar lideranças jovens.
Na oportunidade, os Gestores de Projetos do SEBRAE, Gladistom Deliberali e Vitória Toledo, destacaram a construção coletiva do projeto visando a transformação dos jovens para um espírito empreendedor. Já o Gerente da Agência Empresarial do Sicredi UniEstados, Alecsander Bertolla, salientou que "os desafios reais geram desenvolvimento e os jovens saem melhores depois de uma experiência como essa, já que eles podem ser os futuros sucessores das organizações”. Os professores da URI e coordenadores do projeto, Cássio Luciano Baratieri, Cristiano Vitorino da Silva e Jessie Carvalho Bruhn, enfatizaram que a evolução do projeto neste ano tem desempenhado um papel crucial na formação dos jovens, promovendo o desenvolvimento de novas habilidades e fortalecendo a conexão entre os estudantes e as empresas patrocinadoras.
As equipes vencedoras por escola também foram premiadas em dinheiro como reconhecimento pelas soluções inovadoras e sustentáveis desenvolvidas nos desafios propostos pelas empresas. Além da premiação, a Equipe do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando recebeu o Destaque Sustentabilidade.