O Curso de Enfermagem da URI Erechim obteve aprovação para publicação de um artigo na Revista de Enfermagem Referência (Qualis B1), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal. A revista está indexada em diversas bases e redes nacionais e internacionais de grande relevância (Scopus, SciELO Portugal, DOAJ, CINAHL via EBSCOHost, RCAAP, Latindex, Redalyc, ProQuest, entre outros).
O artigo “Prevalência de COVID-19 e sintomas pós-infecção entre os profissionais de enfermagem na atenção primária à saúde” surgiu da Pesquisa “Percepções, conhecimentos e cuidados de proteção voltadas às condições de trabalho, saúde e bem-estar, dos profissionais de enfermagem da atenção primária à saúde no enfrentamento à COVID-19 na região da 11ª Coordenadoria de Saúde do Rio Grande do Sul”.
O manuscrito teve como objetivo identificar a prevalência de COVID-19 e de sintomas pós-infecção entre os profissionais de enfermagem na atenção primária à saúde e os fatores associados. Trata-se de um estudo transversal, realizado com profissionais de enfermagem na atenção primária à saúde de uma região do Rio Grande do Sul.
A coleta de dados ocorreu em 2022 por meio de formulário eletrônico e teve os seguintes resultados: entre os profissionais testados para COVID-19 (83,8%), 43,8% positivaram numa ocasião e 16,4% tiveram reinfecção. Entre os infectados, 39,6% manifestaram sintomas pós-infecção, destacando-se perda de memória ou dificuldade de concentração, seguido de dores no corpo, perda de olfato e/ou paladar, fadiga, queda de cabelo e outros sintomas com menores prevalências.
A prevalência de COVID-19 e sintomas pós-COVID-19 foi maior entre os profissionais de enfermagem com uso de medicação contínua e diagnóstico médico de alguma patologia crônica, resultados que corroboram com orientações do Ministério da Saúde.
A partir deste estudo, os autores sugerem estratégias de acompanhamento da saúde dos profissionais de enfermagem. Os resultados contribuem para o enfrentamento de futuras crises sanitárias. Os autores agradecem aos profissionais de enfermagem da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde que colaboraram com a pesquisa que está disponível no
Link: https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/33554/version/30033.