Encerraram na sexta-feira, 26, as atividades do Fórum Nacional de Educação de Getúlio Vargas que teve como temática: “Entre saberes e fazeres, a avali(ação) e as aprendizagens”, e contou, mais uma vez, com a parceria da URI Erechim.
Na primeira noite do evento, os participantes acompanharam a conferência “Contribuições neurocientíficas para os processos de aprendizagem e educação”, proferida pelo Professor Guilherme Nogueira.
Na segunda noite do evento, 25, realizou-se o lançamento oficial da Revista Saberes e Fazeres Educativos, que contou com a participação da Professora Mariele Zawierucka Bressan, da URI Erechim, além de autoridades e demais colaboradores do periódico. Nesta mesma noite, a Professora Mariele também mediou os Simpósios Temáticos, em que nove trabalhos foram apresentados, divididos nos seguintes eixos temáticos: Processo ensino-aprendizagem, Gestão e Educação Inclusiva.
Na sexta-feira, 26, pela parte da manhã, realizaram-se dez oficinas pedagógicas, por meio das quais os participantes puderam vivenciar experiências, além de trocar conhecimentos. A Professora Elisabete Maria Zanin, da URI Erechim, conduziu a oficina “BNCC: como avaliar por competências nos Anos Finais?”. Já a Professora Jacqueline Raquel Bianchi Enricone, também da URI Erechim, juntamente com a Professora Hosana Alves Gonçalves, da IENH e Conectare NeuroPsi, abordou, em uma oficina, o tema: “Manejo e estimulação cognitiva em sala de aula nos transtornos do neurodesenvolvimento”.
Durante a tarde, os trabalhos seguiram-se com a conferência “Avaliação: como aproximar as práticas aos discursos?”, proferida pelo Professor Jerônimo Sartori, da UFFS.
O encerramento do evento contou com a presença da contadora de histórias, Professora Sandra Lima, da Brinquedo Encantado, que versou sobre o tema “Laços que eternizam”. Esta conferência foi mediada pela Professora Jacqueline Raquel Bianchi Enricone.