URI Erechim

Notícias Gerais

Farmácia visita novas instalações do Banco de Sangue de Erechim | | URI Câmpus de Erechim

Farmácia visita novas instalações do Banco de Sangue de Erechim

09/07/2024 - 80 exibições
   

Visando consolidar conhecimentos teóricos, estudantes do Curso de Farmácia da URI realizaram, no sábado, 06, uma visita de estudos nas novas instalações do Banco de Sangue de Erechim. 

A iniciativa foi acompanhada pelas professoras Marisa Romani Paraboni, da disciplina de Imunologia Clínica, Juliane de Souza Roman, Mariluce da Rocha Jaskulski e Alexandra Nava Bresolin. 

O grupo foi recebido pela farmacêutica Rita de Cássia Rodio Andric e demais colaboradores componentes da equipe técnica e se constituiu numa excelente oportunidade para o entendimento dos aspectos operacionais e técnicos referentes ao processo como um todo do ciclo interno do sangue.

As alunas receberam informações desde a seleção dos doadores, sistemas de identificação, coleta do sangue para exames necessários, separação do sangue e todos os requisitos técnicos até a liberação final dos hemocomponentes. Os produtos sanguíneos gerados estarão prontos e disponíveis para as Agências Transfusionais e hospitais da cidade e da região para posterior transfusões. 

Segundo a equipe do Banco de Sangue, ainda não existe um substituto para o sangue humano e a  doação voluntária é fundamental para manter os estoques e atender as demandas da região. Uma bolsa de sangue doada é capaz de beneficiar múltiplos pacientes, uma vez que a quantidade de sangue total pode ser fracionada de acordo com os seus constituintes. 

Além dos conhecimentos adquiridos, a visita foi uma oportunidade de alerta, pois os estudantes podem ser multiplicadores na comunidade, demonstrando a importância e incentivo a familiares, colegas e amigos para o ato de doação de sangue. O Banco de Sangue é de extrema importância regional para atender aos hospitais com qualidade e com a demanda necessária. 

A visita de estudos enriqueceu a vivência prática acadêmica, inspirando para área de atuação profissional. Puderam, com isso, acompanhar os desafios e as responsabilidades enfrentadas pelos profissionais da área, inclusive compartilhar com diplomados da Universidade atuando na rotina de aprendizado.

 

Ver mais notícias