URI Erechim

Notícias Gerais

Círculo Orquidófilo de Erechim promove sua primeira exposição de orquídeas | | URI Câmpus de Erechim

Círculo Orquidófilo de Erechim promove sua primeira exposição de orquídeas

22/05/2024 - 446 exibições
   

O Círculo Orquidófilo de Erechim (COE) promove, nos dias 1º e 2 de junho, no Salão de Eventos da URI (prédio 5), a sua Primeira Exposição de Orquídeas.

No evento, estarão expostas orquídeas de diversas espécies e híbridos, dos sócios do COE, bem como de outras agremiações do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As orquídeas da exposição serão julgadas e premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugares, em 32 categorias. Os primeiros lugares serão premiados com um troféu e ficarão expostas no pódio para apreciação do público.

Concomitantemente, os orquidários Pasa, de Farroupilha, e Esplendor, de Marechal Cândido Rondon, Paraná,  estarão comercializando as plantas a partir das 8h.  A organização do evento esclarece que o acesso à exposição estará aberto ao público somente após o meio-dia do dia 1º de junho, tendo em vista que até esse horário, as orquídeas estarão sendo julgadas. A abertura oficial do evento acontecerá às 17h deste mesmo dia.  

A exposição conta com o apoio e patrocínio da URI Erechim que está abraçando o evento com a cedência do local, além de outros espaços. A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Hidroplan, Ervateira Cristalina e Peixe Frito Giareton. O evento tem também a chancela da Federação Gaúcha de Orquidofilia.

A organização da exposição informa, igualmente, que durante o evento, estará recebendo donativos a serem destinados aos atingidos pelas enchentes. Poderão ser entregues alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza e água potável.

O presidente do COE, Antonio Pigozzo, diz que, “apesar da catástrofe ambiental que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, causando muita destruição, incluindo orquidários de colegas orquidófilos, aos quais também nos solidarizamos, celebraremos a beleza que a natureza nos oferece e que alegra nossas vidas”. Ao mesmo tempo, agradece as empresas que estão patrocinando o evento, “em especial a URI, uma parceira que permite de maneira espetacular a realização desse evento”.

O professor Claodomir Antonio Martinazzo, um amante recente da orquidofilia, diz: “nos reuniremos para celebrar a beleza e a diversidade das orquídeas, que com suas cores e formas variadas, encantam e fascinam. Este evento não é apenas uma exibição, mas uma oportunidade de aprendizado e apreciação da natureza. Para muitos, já amantes de orquídeas, a continuidade de uma jornada de descobertas e inspiração e para aqueles que, pela primeira vez, vão compartilhar desses momentos de rara beleza, que seja o despertar para uma paixão encantadora de descobertas dos segredos do cultivo de plantas tão lindas e enigmáticas”.

 

Ver mais notícias