URI Erechim

Notícias Gerais

Curso de Farmácia realiza visita técnica em São Paulo | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Farmácia realiza visita técnica em São Paulo

01/12/2023 - 224 exibições
   

Alunos do Curso de Farmácia da URI Erechim, acompanhados pelas professoras Juliana Roman e Alexandra Nava Brezolin, estiveram em visita técnica na Indústria Farmacêutica EMS, em Hortolândia, e no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de novembro. As visitas tiveram como objetivo o aprimoramento do conhecimento na área de farmácia industrial e farmácia hospitalar, associando as informações teóricas com as técnicas, equipamentos, procedimentos e gestão observados na prática. 

A EMS, uma das maiores indústrias de medicamentos nacional, recebeu os alunos calorosamente e abriu as portas para o setor de Pesquisa e Desenvolvimento, onde pôde-se vivenciar algumas rotinas relacionadas à pré-formulação, ao desenvolvimento farmacotécnico, equivalência farmacêutica, estudos de estabilidade, desenvolvimento analítico e produção de lotes piloto. 

Outros setores visitados foram a produção de sólidos, uma das mais modernas plantas industriais do mundo, com equipamentos de ponta, aprovados pelo FDA, órgão regulamentador norte americano, e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A produção de medicamentos inovadores, genéricos e similares, bem como os processos de embalagem primária e secundária, foram acompanhados durante a visita. 

O Hospital Israelita Albert Einstein, pela sétima vez consecutiva, foi considerado, pela revista América Economia Intelligence, o melhor hospital da América Latina, com destaque nas seguintes especialidades: Gastroenterologia, Oncologia, Ortopedia, Cardiologia e Cirurgia Cardíaca, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Neurologia e Neurocirugia, Pneumonologia e Urologia. Conta com um serviço de farmácia moderno e automatizado. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a logística de distribuição de medicamentos no hospital, desde o recebimento até a dispensação para os leitos. O processo envolve cerca de 100 farmacêuticos e conta com várias etapas, entre elas, a validação dos receituários médicos e o serviço de farmácia clínica.

A experiência vivida pelos alunos foi encantadora, surpreendente e, acima de tudo, muito educativa, abrindo as portas para futuros estágios. Por meio de visitas como esta, o Curso de Farmácia da URI vem aproximando os alunos da realidade encontrada nas principais empresas do ramo industrial farmacêutico e hospitalar do país a fim de aprimorar a formação acadêmica.

 

Ver mais notícias