URI Erechim

Notícias Gerais

Curso de Fisioterapia realiza Oficina de Shantala para grupo de gestantes | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Fisioterapia realiza Oficina de Shantala para grupo de gestantes

01/12/2023 - 182 exibições
   

O Curso de Fisioterapia da URI Erechim participou do Grupo de Gestantes da UBS Aldo Arioli com a Oficina de Shantala: massagem para bebês. A Oficina ocorreu no dia 27 de novembro e foi ministrada pela Professora Keli Barbieri e contou com a organização da Enfermeira Juliana Feix e Luciane Moro, da Primeira Infância Melhor (PIM).

A Shantala é uma massagem milenar de origem indiana e ficou mais conhecida no Brasil a partir da década de 70, por meio do médico Frederich Leboyer que, após conhecer a massagem, ficou encantado e passou a difundi-la no Ocidente.

A massagem consiste em toques e movimentos suaves no corpo do bebê, iniciando no rosto, seguindo pelas demais partes do corpo até os dedinhos do pé. O principal objetivo desta técnica é fortalecer o vínculo entre mãe/cuidador e bebê, promover bem-estar, relaxamento, além de auxiliar na prevenção ou tratamento de cólicas e prisão de ventre, melhorar a qualidade do sono, bem como estimular a consciência corporal por meio do estímulo sensório-motor.

A mamãe Janete Carla da Silva relata que gostou muito da Oficina, “apesar de eu já ser mãe, não conhecia a massagem, achei muito interessante, gostei muito e vou praticar no meu bebê”.

Cada participante recebeu um folder explicativo sobre a Shantala, com instruções e fotos ilustrativas da sequência da massagem, para facilitar a reprodução da técnica no domicílio e também ensinar os demais membros da família que participam dos cuidados dos bebês.

 

Ver mais notícias