URI Erechim

Notícias Gerais

Ciências Contábeis promove I Feira da Contabilidade | | URI Câmpus de Erechim

Ciências Contábeis promove I Feira da Contabilidade

29/11/2023 - 128 exibições
   

O Curso de Ciências Contábeis da URI Erechim promoveu na sexta-feira, 24, a I Feira da Contabilidade, com foco na profissão e no profissional contábil. A atividade extensionista, dentro da disciplina de Projeto Integrador I, ministrada pela professora Angélica Ferrari, foi desenvolvida pelos acadêmicos da Turma 2023 e teve como público-alvo estudantes e comunidade em geral.

Com o objetivo geral de promover a interligação da profissão contábil com as características intrínsecas do campo de atuação, os acadêmicos pesquisaram sobre temas chaves do ensino contábil. Entre as temáticas abordadas na Feira é possível destacar: a contribuição dos pensadores contábeis para a evolução da teoria contábil, marcos contributivos da evolução histórica da contabilidade no Brasil, áreas de atuação do profissional contábil, habilidades e competências para o exercício da profissão, ordenamento jurídico das escritas contábeis, responsabilidade civil do contador, tipos de empresas privadas e normas internacionais de contabilidade.

Por ser um projeto extensionista, a atividade proporcionou o contato direto entre os acadêmicos da URI Erechim com estudantes de outros cursos da Universidade que por ali passaram e com os estudantes dos cursos técnicos em contabilidade do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, de Erechim, e da Escola Estadual de Ensino Médio Campinas do Sul.

Para a Professora Angélica, ao ingressar na universidade, a maioria dos jovens ainda não compreende com clareza como a formação escolhida interage com a sociedade, o mercado de trabalho e/ou o desenvolvimento profissional. “Com o intuito de promover o contato dos acadêmicos, desde o início do curso, com os conteúdos diretamente relacionados à profissão, o projeto de extensão visou inserir os acadêmicos do segundo semestre do Curso de Ciências Contábeis em um debate sobre os principais aspectos que norteiam a atividade contábil e que são necessários para o desenvolvimento e formação de um profissional contábil”, destacou.

Nessa linha, o coordenador do Curso, Professor Idionir Scalabrin, frisou: “Com a operacionalização da extensão espera-se que os acadêmicos envolvidos ampliem as suas noções acerca da profissão contábil, além de apresentar um crescimento pessoal e profissional, principalmente a partir da experiência de contribuir para a organização de um evento e sob a necessidade de explanar para um público externo os temas estudados”, concluiu.

 

Ver mais notícias