URI Erechim

Notícias Gerais

Encerramento do Open Innovation X reúne o Ecossistema de Inovação de Erechim | | URI Câmpus de Erechim

Encerramento do Open Innovation X reúne o Ecossistema de Inovação de Erechim

13/11/2023 - 128 exibições
   

Com a apresentação dos trabalhos e premiação das seis equipes vencedoras de todas as rodadas, encerrou na noite de terça-feira, 7, no Auditório do Câmpus II da URI, o Projeto Open Innovation X, promovido pelos cursos de Engenharias da URI Erechim, Sicredi e Sebrae.

O Open Innovation X ocorreu de julho a outubro deste ano, com maratonas de inovação que promoveram a conexão dos jovens com a temática de inovação aberta, empreendedorismo, cooperativismo e sustentabilidade, por meio da proposição de soluções para desafios reais trazidos pelas empresas participantes. Durante esta experiência, os alunos foram protagonistas no processo de análise dos desafios, pesquisa, criação e a apresentação das soluções em formato de Pitch, ou seja, uma apresentação direta e curta, com o objetivo de vender uma ideia.

A iniciativa, que teve por objetivo descobrir e valorizar o potencial criativo dos jovens do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Erechim, teve o patrocínio das empresas Olfar, Cercena e Plaxmetal, com apoio da Engie, Top Formaturas e Graniart. 

Na ocasião, o Diretor Acadêmico da URI Erechim, Adilson Stankiewicz, salientou que o Open Innovation é um projeto onde todos ganham. “Devemos inovar para que a comunidade cresça e a URI é o local apropriado para este fim”. Silvana Berguemmaier, do Sebrae, disse que “atuar com os jovens é semear o futuro, fomentando o empreendedorismo”. Alecsander Bertolla, do Sicredi, afirmou que “o projeto demonstra a coragem e a audácia para que todos juntos possamos construir uma comunidade mais próspera e sempre iremos apoiar essas iniciativas”.

Mais de 100 alunos de seis escolas da cidade encontraram 22 soluções para as empresas, das quais seis foram premiadas. As equipes vencedoras de cada escola foram: Escola Básica URI, a Equipe 2, que apresentou um projeto para redução do uso de papel na Plaxmetal; da Escola Dr. João Caruso, a Equipe 4, que criou um portal de integração na mesma empresa; Escola José Bonifácio, Equipe 3, que apresentou um plano de redução de energia elétrica na Cercena; a Escola Érico Veríssimo, Equipe 2, que criou um sistema de comunicação na mesma empresa; o Senai, Equipe 4, que apresentou um projeto de descarte correto de óleo, por meio de um aplicativo, na Olfar; e o Colégio Marista Medianeira, Equipe 4, que criou um aplicativo para o transporte de malotes da empresa.

Para valorizar o esforço das equipes vencedoras, cada uma delas recebeu uma premiação de R$ 1.000,00 e um troféu desenvolvido pela equipe de técnicos-administrativos e professores dos cursos de Engenharias da Universidade especialmente para esse fim, fazendo o uso de materiais de descarte da empresa Graniart e a técnica de impressão 3D, juntando a tecnologia com a sustentabilidade. O mesmo troféu também foi entregue às empresas e parceiros da iniciativa.

Além disso, a equipe do Senai recebeu uma distinção especial, com o Troféu Destaque em Sustentabilidade, quando mostrou, por meio de seu trabalho, uma forma sustentável na coleta de óleo, agregando valor ao biodiesel, sem riscos para o meio ambiente.   

No final do evento, todas as organizações parceiras manifestaram o seu desejo de que o projeto tenha andamento em 2024, uma vez que mostrou a importância de envolver os jovens em iniciativas que mostrem o seu potencial para a sociedade como um todo, proporcionando o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade.   

 

Ver mais notícias