Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva IIIA Código: 40-1510 Carga Horária: 60 horas Créditos: 04 EMENTA Vigilância em Saúde. Gestão em Saúde Coletiva. Financiamento público. Análise da situação de saúde. Redes de Atenção à Saúde. Processo de trabalho e cuidado de enfermagem. OBJETIVO Desenvolver competências, habilidades, atitudes e raciocínio clínico para atuação do enfermeiro na gestão dos serviços de saúde e gerência de Enfermagem, Saúde Coletiva e Redes de Atenção à Saúde. CONTEÚDOS CURRICULARES
3.1 Vigilância em Saúde
Vigilância sanitária Vigilância epidemiológica Vigilância em saúde do trabalhador Vigilância ambiental
3.2 Gestão dos serviços de saúde e gerência do cuidado de enfermagem na atenção primária a saúde
O Trabalho Gerencial o Enfermeiro. Protocolos Assistenciais na Atenção Primária a Saúde . Sistematização da Assistência na Atenção Primaria a Saúde. Prática Avançada em Enfermagem na Atenção Primária a Saúde. 3.3 Análise situacional de saúde e planejamento em saúde Epidemiologia Básica e Indicadores de Saúde. Planejamento em Enfermagem e em Saúde: Conceitos, Princípios, Características, Métodos. Tipos de Planejamento: Normativo e estratégico. Planejamento Estratégico Situacional – PES. Princípios do planejamento no SUS. 3.4 Elementos da administração pública e os instrumentos de gestão do financiamento do SUS Lei 8142/90 e decretos de apoio ao financiamento do SUS. Plano Municipal de Saúde. Plano plurianual (PPA). Financiamento Público e Saúde Suplementar. Orçamento Público. Os Aspectos Legais do Orçamento. O Ciclo Orçamentário. LDO - Lei das Diretrizes Orçamentárias Licitações, legislação. Relatório de Gestão. Modelos de gestão financeira do sus nos diferentes governos federais. 3.5 Gestão do acesso regionalizado A Regionalização e os Instrumentos de Gestão (PDR, PDI e PPI). Pacto Pela Saúde. Decreto 7.508/2011. 3.6 Gestão redes de atenção à saúde Portaria 4279 de 2010. Redes de Atenção no SUS e seus elementos estruturantes. A organização das Redes Temáticas no SUS.
METODOLOGIA Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico. Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado na saúde coletiva será utilizado: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos e estudos de casos clínicos, atividades em grupo, debates e atividades ou dinâmicas de fixação do conteúdo. Ainda poderão ser utilizadas atividades interdisciplinares, interclasse e intercursos. As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado na atuação do enfermeiro para fortalecimento do SUS e da ciência da Enfermagem. AVALIAÇÃO O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes. Na avaliação do desempenho nas atividades teóricas serão utilizados provas e trabalhos acadêmicos, que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do acadêmico. BIBLIOGRAFIA BÁSICA SOLHA, Raphaela Karla de T. Sistema Único de Saúde - Componentes, Diretrizes e Políticas Públicas. SP: Editora Saraiva, 2014. PAIM, Jairnilson S.; FILHO, Naomar de A. Saúde Coletiva - Teoria e Prática. [Digite o Local da Editora]: MedBook Editora, 2014. ROUQUAYROL, Maria Z.; GURGEL, Marcelo. Rouquayrol - Epidemiologia e saúde. SP: MedBook Editora, 2017. SANTOS, Sônia Maria Rezende Camargo de Miranda Álvaro da S. A enfermagem na gestão em atenção primária à saúde. SP: Editora Manole, 2007. COSTA, Aline do Amaral Z.; HIGA, Camila Braga de O. Vigilância em saúde. Porto Alegre: SAGAH, 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de planejamento no SUS. 1. ed., rev. Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 138 p. MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p.: il. BONITA, R.; Beaglehole, R.; Kjellstrom, T. Epidemiologia Básica. 2ª ed. São Paulo: Grupo Editorial Nacional; 2010. DA GARCIA, Telma R.; CUBAS, Marcia R.; GALVÃO, Maria C B.; NÓBREGA, Maria M. Lima. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPE(R): Versão 2019/2020. Porto Alegre: Artmed, 2020. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR TANCREDI, F. B.; BARRIOS, S. R. L.; FERREIRA, J. H. G. Planejamento em saúde. São Paulo: FSP/USP, 1998. Lacerda J.T.; Botelho L.J. Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Planejamento na atenção básica [Recurso eletrônico].; Cláudia Flemming Colussi. Florianópolis : UFSC, 2012. 64 p. KAWAMOTO, Emília E; SANTOS, Maria Cristina H; MATTOS, Thalita M. de. Enfermagem Comunitária. 2 ed. São Paulo: E.P.U., 2009. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A gestão administrativa e financeira no SUS. Brasília: Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, 2007. MAUSS, Cézar V; SOUZA, Marcos A. Gestão de custos aplicada ao setor público: modelo para mensuração e análise da eficiência e eficácia governamental. São Paulo: Atlas, 2008. SANTOS, Nelson R. dos. AMARANTE, Paulo. Gestão Pública e relação público privado na saúde. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, 2011. SANTOS, Álvaro da S.; TRALDI, Maria C. Administração de enfermagem em saúde coletiva. Editora Manole, 2015.
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