Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva IIIA

Código: 40-1510

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 04

 

EMENTA

Vigilância em Saúde. Gestão em Saúde Coletiva. Financiamento público. Análise da situação de saúde. Redes de Atenção à Saúde. Processo de trabalho e cuidado de enfermagem.

 

OBJETIVO

Desenvolver competências, habilidades, atitudes e raciocínio clínico para atuação do enfermeiro na gestão dos serviços de saúde e gerência de Enfermagem, Saúde Coletiva e Redes de Atenção à Saúde.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 Vigilância em Saúde

Vigilância sanitária

Vigilância epidemiológica

Vigilância em saúde do trabalhador

Vigilância ambiental

 

3.2 Gestão dos serviços de saúde e gerência do cuidado de enfermagem na atenção primária a saúde

O Trabalho Gerencial o Enfermeiro.

Protocolos Assistenciais na Atenção Primária a Saúde .

Sistematização da Assistência na Atenção Primaria a Saúde.

Prática Avançada em Enfermagem na Atenção Primária a Saúde.

 

3.3 Análise situacional de saúde e planejamento em saúde

Epidemiologia Básica e Indicadores de Saúde.

Planejamento em Enfermagem e em Saúde: Conceitos, Princípios, Características, Métodos.

Tipos de Planejamento: Normativo e estratégico.

Planejamento Estratégico Situacional – PES.

Princípios do planejamento no SUS.

 

3.4 Elementos da administração pública e os instrumentos de gestão do financiamento do SUS

Lei 8142/90 e decretos de apoio ao financiamento do SUS.

Plano Municipal de Saúde.

Plano plurianual (PPA).

Financiamento Público e Saúde Suplementar.

Orçamento Público.

Os Aspectos Legais do Orçamento.

O Ciclo Orçamentário.

LDO - Lei das Diretrizes Orçamentárias Licitações, legislação.

Relatório de Gestão.

Modelos de gestão financeira do sus nos diferentes governos federais.

 

3.5 Gestão do acesso regionalizado

A Regionalização e os Instrumentos de Gestão (PDR, PDI e PPI).

Pacto Pela Saúde.

Decreto 7.508/2011.

 

3.6 Gestão redes de atenção à saúde

Portaria 4279 de 2010.

Redes de Atenção no SUS e seus elementos estruturantes.

A organização das Redes Temáticas no SUS.

 

METODOLOGIA

Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico.

Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado na saúde coletiva será utilizado: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos e estudos de casos clínicos, atividades em grupo, debates e atividades ou dinâmicas de fixação do conteúdo. Ainda poderão ser utilizadas atividades interdisciplinares, interclasse e intercursos.

As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado na atuação do enfermeiro para fortalecimento do SUS e da ciência da Enfermagem.

 

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.

Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes.

Na avaliação do desempenho nas atividades teóricas serão utilizados provas e trabalhos acadêmicos, que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do acadêmico.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOLHA, Raphaela Karla de T. Sistema Único de Saúde - Componentes, Diretrizes e Políticas Públicas. SP: Editora Saraiva, 2014.

PAIM, Jairnilson S.; FILHO, Naomar de A. Saúde Coletiva - Teoria e Prática. [Digite o Local da Editora]: MedBook Editora, 2014.

ROUQUAYROL, Maria Z.; GURGEL, Marcelo. Rouquayrol - Epidemiologia e saúde. SP: MedBook Editora, 2017.

SANTOS, Sônia Maria Rezende Camargo de Miranda Álvaro da S. A enfermagem na gestão em atenção primária à saúde. SP: Editora Manole, 2007.

COSTA, Aline do Amaral Z.; HIGA, Camila Braga de O. Vigilância em saúde. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de planejamento no SUS. 1. ed., rev. Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 138 p.

MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p.: il.

BONITA, R.; Beaglehole, R.; Kjellstrom, T. Epidemiologia Básica. 2ª ed. São Paulo: Grupo Editorial Nacional; 2010.

DA GARCIA, Telma R.; CUBAS, Marcia R.; GALVÃO, Maria C B.; NÓBREGA, Maria M. Lima. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPE(R): Versão 2019/2020. Porto Alegre: Artmed, 2020.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

TANCREDI, F. B.; BARRIOS, S. R. L.; FERREIRA, J. H. G. Planejamento em saúde. São Paulo: FSP/USP, 1998.

Lacerda J.T.; Botelho L.J. Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Planejamento na atenção básica [Recurso eletrônico].; Cláudia Flemming Colussi. Florianópolis : UFSC, 2012. 64 p.

KAWAMOTO, Emília E; SANTOS, Maria Cristina H; MATTOS, Thalita M. de. Enfermagem Comunitária. 2 ed. São Paulo: E.P.U., 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A gestão administrativa e financeira no SUS. Brasília: Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, 2007.

MAUSS, Cézar V; SOUZA, Marcos A. Gestão de custos aplicada ao setor público: modelo para mensuração e análise da eficiência e eficácia governamental. São Paulo: Atlas, 2008.

SANTOS, Nelson R. dos. AMARANTE, Paulo. Gestão Pública e relação público privado na saúde. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, 2011.

SANTOS, Álvaro da S.; TRALDI, Maria C. Administração de enfermagem em saúde coletiva. Editora Manole, 2015.