Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Disciplina: Atenção Integral à Saúde do Idoso A Código: 40-1506 Carga Horária: 60 (Teórico: 30) (Prático: 30) Créditos: 04
1 EMENTA Sistematização da Assistência de Enfermagem ao idoso nos diferentes contextos da atenção à saúde. Processo de envelhecimento e as múltiplas dimensões. Cuidado integral e humanizado ao idoso e família, com ênfase na promoção do envelhecimento ativo e saudável.
2 OBJETIVO Desenvolver nos acadêmicos os conhecimentos teóricos e práticos, o raciocínio clínico, as competências e habilidades para o cuidado integral e humanizado ao idoso e família, com ênfase na promoção do envelhecimento ativo e saudável.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Fundamentos de Gerontologia e Geriatria e Enfermagem Gerontológica Transição demográfica e o envelhecimento populacional Transição epidemiológica e necessidades de assistência à saúde da população idosa Políticas Públicas à população idosa Alterações fisiológicas do envelhecimento Síndromes Geriátricas Principais agravos na população idosa Avaliação Geriátrica Ampla Violência contra a pessoa idosa Modalidades da Assistência no Cuidado à população idosa O envelhecimento e o processo de morrer e morte Sistematização da Assistência de Enfermagem ao idoso
4 METODOLOGIA Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico. Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado a população adulta será utilizado nas aulas teórico-práticas: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos, estudos de casos clínicos, atividades em grupo; simulação realística em laboratório. As aulas teórico-práticas contarão com atividades que envolvem planejamento, gestão, supervisão e execução de rotinas e procedimentos técnicos exclusivos do enfermeiro; discussões das vivências nos cenários de práticas, com vistas à promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde do idoso e de sua família. As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado. A comunicação entre docente e discentes se dará por meio da ferramenta institucional que é o e-mail da URI, evitando o uso do celular via Whatsapp. Os materiais referentes à disciplina serão disponibilizados no RM Portal.
5 AVALIAÇÃO O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes. Na avaliação teórico-prática serão utilizados provas, trabalhos e o desempenho das competências e habilidades.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Ministério da Saúde. Orientações técnicas para a implementação de Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoa_idosa.pdf ELIOPOULOS, C. Enfermagem gerontológica. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. FREITAS, E. V. de. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. MENDES, T. A. B. Geriatria e Gerontologia. Barueri: Manole, 2014. NUNES, M. I.; SANTOS, M. dos.; FERRETTI, R. E. de L. Enfermagem em geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 192 p. (Cadernos de atenção básica, 19). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abcad19.pdf KANE, R. L. et al. Fundamentos de Geriatria Clínica. 7 ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. FREITAS, E. V. de. Manual prático de Geriatria. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. GARCIA, T. R. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Porto Alegre: Artmed, 2020. HERDMAN, T. Heather. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I. Porto Alegre: Artmed, 2020.
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