Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Disciplina: Projeto de Intervenção em Enfermagem na Comunidade Código: 40-1502 Carga Horária: 60 horas (30h teórica) (30h pratica) Créditos: 04
1 EMENTA Elaboração do Projeto de Intervenção na Comunidade utilizando como base nas Teorias de Enfermagem e de outras áreas do conhecimento.
2 OBJETIVO Capacitar os educandos para o delineamento do Projeto de Intervenção na Comunidade.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Teorias da enfermagem e de outras áreas do conhecimento na elaboração de projeto. Elaboração de projeto de intervenção na comunidade.
4 METODOLOGIA Atividades de ensino com a utilização de material didático e interativo, utilizando as metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, seminários, leituras e discussões de artigos e vídeos.
5 AVALIAÇÃO O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversos dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. BRAGA, Cristiane Giffoni; SILVA, José Vitor da (org.). Teorias de Enfermagem. São Paulo: Iátria, 2001. MATHEUS, Maria Clara Cassuli; FUSTINONI, Suzete Maria. Pesquisa Qualitativa em Enfermagem. São Paulo: Médica Paulista, 2006.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GEORGE, Julia B. Teorias de enfermagem: os fundamentos à prática profissional. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. GRIGOLLI, Ana A. Gomes. Metodologia do trabalho científico e recursos informacionais na área da saúde. São Paulo: Santos, 2008. LEOPARDI, Maria Tereza. Teoria e método em assistência de enfermagem. Florianópolis: Soldasoft, 2006. STORTI, Adriana et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3 ed. rev.e atual. Erechim: EdiFAPES, 2013.
|