Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Enfermagem no Cuidado Integral à Saúde da Mulher IA

Código: 40-1501

Carga Horária: 150 (Teórica: 60)  ( 15 de extensão) (Prática: 90)

Créditos: 10

 

1 EMENTA

 Integra o cuidado à saúde da mulher em diferentes fases do ciclo vital, enfatizando os aspectos sociais, culturais, sexuais, de gênero, etnia e idade. Considera a humanização, a competência técnico-científica e educativa, o senso crítico e reflexivo. Integra a pesquisa e a extensão com a comunidade, a família e a mulher, norteadas pela prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

 

2 OBJETIVO

Desenvolver o cuidado de enfermagem através da ação, reflexão e transformação às mulheres em relação ao gênero, sexualidade, reprodução e saúde, com interfaces nas questões étnico-raciais e dos direitos humanos, cuidando de forma humanizada, o recém-nascido e a família, desvelando seus significados, abordando questões ambientais e ecológicas. Oportunizar a vivência do aluno com a sistematização da assistência de enfermagem à saúde da mulher e nas ações de extensão envolvendo a comunidade.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Mulher no ciclo vital e as questões de gênero, étnico-raciais, socioambientais e sexualidade nas diferentes culturas.

A mulher em situação de violência: direitos, proteção, rede de apoio, lei Maria da Penha.

Planejamento familiar e planejamento reprodutivo: direitos da mulher, métodos contraceptivos, implicações sociais, culturais e ambientais, fertilização e aborto.

Assistência de enfermagem no processo do nascimento: consulta de enfermagem no pré-natal, educação da gestante e família, diagnóstico de gestação, alterações físicas e psicológicas, exames, exame físico, classificação de risco, nutrição, hormônios da gravidez, membranas fetais, placenta, cordão umbilical, fases do crescimento e desenvolvimento fetal, interferências ambientais na gestação.

Cuidados de enfermagem nas complicações gestacionais: prematuridade, mola hidatiforme, toxemia gravídica, êmese e hiperêmese, doença hipertensiva específica da gestação, diabete gestacional, polidramnia e oligoidramnia, infecções, deslocamento prematuro de placenta, placenta prévia, isoimunização.

Cuidado de enfermagem na humanização do nascimento, trabalho de parto e parto: estudo do parto, planos da bacia, situação fetal, contratilidade uterina, evolução do trabalho de parto e parto, método não medicamentoso de alivio da dor. Direitos da parturiente e sua família.

Cuidados de enfermagem nas complicações do parto: ruptura uterina, apresentação e posição anormal do feto, prolapso de cordão umbilical, retenção da placenta, lacerações cervicais.

Consulta de enfermagem no puerpério normal e patológico (complicações).

Cuidados de enfermagem no processo de amamentação: direitos da mulher, incentivos, técnica, rede de apoio, desmame, cuidados no ingurgitamento mamário, mastite, fissuras e dificuldades de amamentação.

Assistência de enfermagem no contexto da ginecologia: síndrome pré-menstrual, climatério, menopausa, hemorragias, dor inflamatória pélvica (DIP); endometriose, incontinência urinária, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Assistência de enfermagem no câncer de mama: prevenção, tipos, tratamento, direitos e rede de apoio.

Assistência de enfermagem no câncer de colo de útero, prevenção, tipos, tratamento, direitos e rede de apoio.

 

4 METODOLOGIA

Aulas através de metodologias ativas, fomentando a crítica, criatividade, abordando situações problemas do cotidiano. Simulações realísticas no laboratório de habilidades técnicas, onde o aluno vivencia tomada de decisão, a responsabilidade e autonomia no ambiente de atuação. Atividades teórico-práticas com aplicação de recursos humanos, didáticos, lúdicos e tecnológicos acerca da consulta de enfermagem a mulher em todo o ciclo vital. Atividades de extensão realizadas na comunidade de acordo com a demanda trazida pelas instituições de saúde, educação, empresas e outras que entenderem a possibilidade de o enfermeiro atuar. Produção de resumos expandidos ou artigos referentes à vivência das práticas, fóruns, debates, seminários e projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

Valorização dos aspectos afetivos, da autoavaliação, do processo de ação, reflexão e transformação na aprendizagem do aluno. Participação nas atividades teóricas e teórico-práticas propostas, através do pensar, pesquisar, decidir, planejar, propor e realizar o cuidado. Cumprimento no prazo proposto das atividades, participação, interesse, iniciativa e criatividade durante as aulas teóricas-práticas. Identificação correta dos recursos utilizados na execução do cuidado de enfermagem. Capacidade de fundamentar cientificamente os procedimentos adotados. Apresentação e entrega de trabalho alusivo a vivência da atividade teórico prática. Para pontuação da avaliação será utilizado o sistema de rubrica apresentada aos alunos no primeiro dia de aula.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREITAS, Fernando et al. Rotinas em obstetrícia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

MONTENEGRO, Carlos Antônio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Rezende obstetrícia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2011.

RICCI, Susan Scott. Enfermagem materno-neonatal e saúde da mulher. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2008.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BANKOWSKI, Brandon J. Manual de ginecologia e obstetrícia do Johns Hopkins. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BARROS, Sônia Maria Oliveira de (Org.). Enfermagem no ciclo gravídico-puerperal. São Paulo: Manole, 2006.

FERNANDES, Rosa Aurea Quintella; NARCHI, Nádia Zanon (Org.). Enfermagem e saúde da mulher. Barueri: Manole, 2007.

MENKE, Carlos H. et al. Rotinas em mastologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PASSOS, Eduardo Pandolfi; FREITAS, Fernando; CUNHA FILHO, João Sabino L. Rotinas em infertilidade e contracepção. Porto Alegre: Artmed, 2003.