Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Disciplina: Atenção Integral à Saúde do Adulto IIIA Código: 40-1498 Carga Horária: 90 (Teórico: 60) (Prático: 30) Créditos: 06
1 EMENTA Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória do adulto em situação cirúrgica, nos diferentes contextos da atenção à saúde. Cuidado integral e humanizado, com ênfase na segurança do paciente cirúrgico e família.
Desenvolver nos acadêmicos os conhecimentos teóricos e práticos, o raciocínio clínico, as competências e habilidades para o cuidado integral e humanizado ao adulto em situação cirúrgica, com ênfase na segurança do paciente e família.
4 METODOLOGIA Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico. Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado a população adulta será utilizado nas aulas teórico-práticas: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos, estudos de casos clínicos, atividades em grupo. As aulas teórico-práticas contarão com atividades que envolvem planejamento, gestão, supervisão e execução de rotinas e procedimentos técnicos exclusivos do enfermeiro; discussões das vivências nos cenários de práticas, com vistas à promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde do paciente cirúrgico e de sua família. As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado. A comunicação entre docentes e discentes se dará por meio da ferramenta institucional que é o e-mail da URI, evitando o uso do celular via Whatsapp. Os materiais referentes à disciplina serão disponibilizados no RM Portal.
O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes. Na avaliação teórico-prática serão utilizados provas, trabalhos e o desempenho das competências e habilidades.
HINKLE, J. L. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica - 14. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. PELLICO, L. H. Enfermagem Médico-Cirúrgica. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. ROTHROCK, J. C. Alexander: cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMEIROS DE CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA E CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO. Práticas recomendadas SOBECC. 8. ed. São Paulo: SOBECC, 2021.
CARVALHO, R. de. Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica. Barueri: Manole, 2015. CARVALHO, R. de. Enfermagem em Centro de Material, Biossegurança e Bioética. Barueri: Manole, 2015. HERDMAN, T. Heather. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I. Porto Alegre: Artmed, 2020.
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