Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Disciplina: Atenção Integral a Saúde do Adulto IIA Código: 40-1497 Carga Horária: 90 (Teórica: 60) (Prática: 30) Créditos: 06
1 EMENTA Sistematização da Assistência de Enfermagem a partir da avaliação clínica do indivíduo adulto em condições de saúde agudas e crônicas, nos diferentes contextos da atenção à saúde das atividades teórico-práticas. Cuidado integral e humanizado, com ênfase na segurança do paciente, família e comunidade.
Desenvolver nos acadêmicos os conhecimentos teóricos e práticos, o raciocínio clínico, as competências e habilidades para o cuidado integral e humanizado das condições de saúde agudas e crônicas no adulto, com ênfase na segurança do paciente, família e comunidade.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
4 METODOLOGIA Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico. Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado a população adulta será utilizado nas aulas teórico-práticas: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos, estudos de casos clínicos, atividades em grupo; simulação realística em laboratório. As aulas teórico-práticas contarão com atividades que envolvem planejamento, gestão, supervisão e execução de rotinas e procedimentos técnicos exclusivos do enfermeiro; discussões das vivências nos cenários de práticas, com vistas à promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde do paciente e de sua família. As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado. A comunicação entre docentes e discentes se dará por meio da ferramenta institucional que é o e-mail da URI, evitando o uso do celular via Whatsapp. Os materiais referentes à disciplina serão disponibilizados no RM Portal.
5 AVALIAÇÃO O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes. Na avaliação teórico-prática serão utilizados provas, trabalhos e o desempenho das competências e habilidades.
HINKLE, J. L. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica - 14. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. KAWAMOTO, E. E. Anatomia e fisiologia para enfermagem. 1 . ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. MORTON, P. G.; FONTAINE, D. K. Cuidados críticos de enfermagem: uma abordagem holística - 11. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. NORRIS, T. L. Porth fisiopatologia. - 10. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2021. MURAKAM, B. M.; SANTOS, E. R. Enfermagem em Terapia Intensiva. 2º ed. Barueri, SP: Manole, 2017.
HALL, John E. Guyton & Hall: tratado de fisiologia médica. 14. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. HERDMAN, T. Heather. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I. Porto Alegre: Artmed, 2020. BARROS, A. L. B. L. de. Anamnese e Exame Físico: Avaliação Diagnóstica de Enfermagem no Adulto. 4ª ed. Artmed, 2021. BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Segurança do Paciente. Disponível:https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnsp/materiais-de-apoio
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