Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Disciplina: Saúde Ambiental Código: 20-852 Carga Horária Total: 30 horas Créditos: 02 créditos 1 EMENTA Conceituação de saúde ambiental, saneamento e influência do ambiente na vida humana. Ecologia, biodiversidade e política mundial; população e meio ambiente; saneamento do meio ambiente; destino do lixo e dos dejetos; medidas de controles dos vetores e roedores e a relação destes fatores no processo saúde doença. 2 OBJETIVOS
Promover o conhecimento e reflexão da estrutura dinâmica da saúde ambiental e suas relações com o processo saúde/doença. Noções básicas de ecologia e meio ambiente, buscando reconhecer os principais riscos relacionados à manipulação de resíduos nas unidades de saúde. Águas residuárias e sistemas de esgotos sanitários. A questão dos resíduos sólidos na saúde ambiental.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
1 – Conceituação de saúde ambiental, saneamento e influência do ambiente na vida humana:
- A questão da água na saúde ambiental;
- A água no planeta Terra;
- Sistemas de abastecimento de água;
- Qualidade, tratamento da água.
2 – Águas residuárias e sistemas de esgotos sanitários:
- Tipos de esgotos;
- Instalações sanitárias;
- Tipos de tratamento de esgoto.
3 – A questão dos resíduos sólidos na saúde ambiental:
- Principais componentes do sistema de limpeza pública;
- Resíduos urbanos e industriais;
- Formas de acondicionamento, coleta e transporte de resíduos;
- Disposição final de resíduos urbanos e industriais;
- Controle de pragas e vetores urbanos: medidas eficazes de controle sanitário;
- Quadro resumo das principais doenças transmitidas;
- Resíduos de serviços de saúde (RSS);
- Classificação dos RSS;
- Determinações legais para RSS;
- Gerenciamento de RSS;
- Qualidade ambiental – instrumentos de avaliação e controle.
4 METODOLOGIA
Atividades de ensino com a utilização das metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, seminários, leituras e discussões de artigos e vídeos. Utilização de sala virtual ou laboratório de informática. Participação de fóruns e eventos.
5 AVALIAÇÃO
O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversos dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências. 6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA COUTO, Renato Camargos, [et al.]. Infecção hospitalar e outras complicações não- infecciosas da doença: epidemiologia, controle e tratamento. Rio e Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. MEDRONHO, Roberto [et al.]. Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2009. PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio e Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Vasconcelos, Eymard Mourão. Educação popular e a atenção à saúde da família / Eymard Mourão Vasconcelos; colaboração de Eduardo Mourão Vasconcelos, Gastão Wagner de Souza Campos, Joao Batista Libaneo et al.- São Paulo: Hucitec, 2001. Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. SUS: avanços e desafios Conselho Nacional de Secretários de Saúde. - Brasília: CONASS, 2006. Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Para entender a gestão do SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. - Brasília: CONASS, 2007.
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