DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Disciplina: FTM DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL Código: 80-338 Carga Horária: 80 (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04
1. EMENTA: Literatura infantil e juvenil, conceitos, temas e problemas. Produção literária infantil e juvenil brasileira histórica e contemporânea. Narrativa, poesia e texto dramatúrgico para a infância e a juventude. O papel da literatura infantil e juvenil no processo de desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança e do jovem. Estudo teórico-prático de métodos, técnicas e recursos adequados ao ensino da literatura infantil e juvenil, planejamento, execução e avaliação de situações específicas do processo de aprimoramento da competência de leitura do texto literário.
2. OBJETIVOS: Proporcionar aos acadêmicos, apropriação de conhecimento teórico-prático sobre o papel da literatura infantil e juvenil no desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança, na educação infantil e anos iniciais.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES:
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CECCANTINI, João Luís. (Org.). Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de Gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000, FRANTZ, Maria Helena Zancan. O ensino da Literatura nas séries iniciais. Petrópolis: Editora Vozes, 2011, SASS, Vera Beatriz. Literatura e ludismo: proposta metodológica para leitura de livros literários infantis. Erechim: Edifapes, 2007 ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2001. BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1991 BETTLHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. CADEMARTORI, Ligia. O que é Literatura infantil. São Paulo. Brasilense, 2006 CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2003. PALO, Maria José, OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte. Literatura infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 1998. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo, SP: Global, 2003.
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