Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Disciplina: FTM DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

Código: 80-338

Carga Horária: 80 (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Literatura infantil e juvenil, conceitos, temas e problemas. Produção literária infantil e juvenil brasileira histórica e contemporânea. Narrativa, poesia e texto dramatúrgico para a infância e a juventude. O papel da literatura infantil e juvenil no processo de desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança e do jovem. Estudo teórico-prático de métodos, técnicas e recursos adequados ao ensino da literatura infantil e juvenil, planejamento, execução e avaliação de situações específicas do processo de aprimoramento da competência de leitura do texto literário.

 

2. OBJETIVOS:

Proporcionar aos acadêmicos, apropriação de conhecimento teórico-prático sobre o papel da literatura infantil e juvenil no desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança, na educação infantil e anos iniciais.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

  • Características da literatura infantil e juvenil e a diferença em relação ao livro para a criança e o jovem;
  • Conceito de literatura infantil e juvenil e o seu estatuto enquanto manifestação artística;
  • Função utilitário-pedagógica e função poética na mediação de leitura e na elaboração do texto endereçado à infância e à juventude;
  • Importância da literatura infantil para a criança e o jovem;
  • Literatura e Educação: desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento sócio-afetivo e desenvolvimento cultural do indivíduo;
  • A literatura infantil e juvenil e a formação do leitor: fases do processo de desenvolvimento do leitor;
  • A literatura infantil e juvenil no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita;
  • Planejamento de atividades educativas a partir de literatura infantil e juvenil;
  • Elaboração e simulação de sessões de leitura literária considerando obras literárias de referência no Brasil e o contexto da escola brasileira;

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CECCANTINI, João Luís. (Org.). Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de Gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000,

FRANTZ, Maria Helena Zancan. O ensino da Literatura nas séries iniciais. Petrópolis: Editora Vozes, 2011,

SASS, Vera Beatriz. Literatura e ludismo: proposta metodológica para leitura de livros literários infantis. Erechim: Edifapes, 2007

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2001.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1991

BETTLHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

CADEMARTORI, Ligia. O que é Literatura infantil. São Paulo. Brasilense, 2006

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2003.

PALO, Maria José, OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte. Literatura infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 1998.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo, SP: Global, 2003.