Graduação

Pedagogia

Página do Curso

Graduação | URI Câmpus de Erechim

O Curso de Pedagogia

Sobre o Curso

Objetivo Geral do Curso de Pedagogia:

- Formar o pedagogo habilitado para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais da Educação Básica, na Formação Pedagógica do Profissional Docente e na Gestão Educacional com sólida formação, capaz de diagnosticar situações problemas e apresentar soluções no campo da educação escolar, não escolar e popular, de modo a garantir o desenvolvimento de múltiplas competências e saberes necessários à atuação profissional do pedagogo.

Objetivos Específicos:

- Formar o pedagogo capaz de comprometer-se com os valores da sociedade democrática.
- Oportunizar base teórica para que o pedagogo seja capaz de compreender o papel social da escola e dos sujeitos que nela atuam.
- Criar condições para que o acadêmico adquira base epistemológica e o consequente domínio de conteúdos de sua área de atuação.
- Capacitar o pedagogo para atuar na área de gestão educacional.
- Preparar o pedagogo com domínio de conhecimento pedagógico necessário ao exercício da docência e em outros espaços.
- Inserir o acadêmico na pesquisa e em práticas de extensão com a finalidade de desenvolver habilidades de investigação e intervenção social e educativa.
- Desenvolver a cultura da formação permanente no futuro egresso como mecanismo que permite o exercício da flexibilidade à mudança e ao aperfeiçoamento profissional.      

Competências e habilidades do pedagogo

As competências, que se anunciam, baseiam-se da análise da atuação profissional, na legislação vigente, nas Diretrizes Curriculares Nacionais não se constituindo em definitivas, mas possíveis de complementação e aperfeiçoamento.
As competências referidas dizem respeito à própria construção de conhecimento e envolvem: o comprometimento com os valores de uma sociedade democrática; a compreensão do papel social da escola, domínio dos conteúdos e sua contextualização, domínio do conhecimento pedagógico, conhecimento de processos de investigação, atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudança e aperfeiçoamento profissional.
Insere-se ainda:
a) No plano cultural:
. Compreender e valorizar os diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
. Atender à diversidade cultural e respeitar as diferenças no contexto da escola e da sala de aula.
b) Nas áreas de conhecimento:
. Dominar os conteúdos disciplinares e as respectivas didáticas e metodologias com vistas a conceber, contribuir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;
. Ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento – das Ciências Humanas e Sociais, da Natureza e das Tecnologias -, relacionando conhecimento científico e a realidade social, conduzindo e aprimorando as suas práticas e propiciando aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações.
c) No trabalho coletivo e interdisciplinar:
. Vivenciar o trabalho coletivo interdisciplinar no trabalho pedagógico, de forma interrogativa e investigativa, contribuindo para a construção de saberes e conhecimentos no campo educacional;
. Contribuir com o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais, a partir das questões vividas na prática educativa.
d) Na prática educativa como objeto de pesquisa:
. Desenvolver pesquisas no campo teórico-investigativo da educação e, especificamente, da docência, podendo dar continuidade, como pesquisador, à sua formação;
. Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica.
e) Na articulação teoria-prática:
. Buscar articuladores que garantam a unidade teórico-prática no trabalho pedagógico, tendo parâmetros claros que orientem a tomada de decisão, em relação à seleção, à organização e à sequência dos conteúdos curriculares que superem a forma atual da organização da escola e do currículo.
f) Na gestão educacional e Projeto Político-Pedagógico:
. Atuar no planejamento, organização e gestão de sistemas de ensino, nas esferas administrativas e pedagógicas;
. Contribuir com o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico da instituição em que atua, realizando o trabalho pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais, a partir das questões vividas na prática educativa.
g) Na dimensão ética:
. Compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da sociedade;
. Capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais, propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visam a superar a exclusão social.
h) No processo de produção do conhecimento:
. Conhecer estratégias do ensinar a pensar, ensinar a aprender a aprender;
. Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica.
i) Na Educação Popular:
. Identificar os processos pedagógicos que se desenvolvem na prática social concreta, que ocorrem nas instituições escolares e também fora delas e nos movimentos sociais;

. Atuar em todos os espaços e ambientes da educação escolar ou popular, tais como os programas de Educação Popular, de Educação de Adultos e de Educação Especial.
j) Na Educação de Jovens e de Adultos:
. Capacidade de atuar com jovens e adultos defasados em seus processos de escolarização.