Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Disciplina: FTM DE LEITURA E ESCRITA II

Código:  80-337

Carga Horária: 80 (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

A correlação das políticas educacionais e práticas de alfabetização excludentes.  A escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo: princípios teóricos e práticos. A leitura e a produção textual como pilares para a consolidar a aprendizagem do sistema de escrita alfabético. Análise crítica de livros didáticos utilizados nas redes públicas de ensino. Elaboração de projetos interdisciplinares que viabilizem a ressignificação do processo de alfabetização. Construção de materiais didático pedagógicos que otimizem a compreensão do sistema de escrita alfabético.

 

2. OBJETIVOS:

Compreender as práticas de uso efetivo da língua – leitura e escrita, produção de textos espontâneos, como elementos fundamentais do ensino, tendo em vista a formação de leitores/escritores, assim como a consolidação do SEA. Problematizar as relações entre políticas e práticas de alfabetização a partir das especificidades da docência, visando à criação de propostas interdisciplinares de alfabetização para diferentes contextos educativos.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Políticas e programas educacionais da atualidade

- A escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo: princípios teóricos e práticos

- Inter-relação entre oralidade/ escrita e a importância do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização

- Identificar a leitura e a produção textual como pilares para a constituição de um leitor e escritor competente

- A aprendizagem do sistema de escrita alfabético: princípios gerais e atividades práticas;

- O processo de ler e a constituição de redes de significados: gêneros textuais e estratégias de leitura

- A produção textual em contextos significativos: o processo de escrita e reescrita

- Identificar a proposta pedagógica dos livros didáticos, intencionando reconhecer a teoria que respaldou a sua elaboração;

- A ludicidade na aquisição da leitura e escrita: os jogos didático-pedagógicos no processo de aquisição da leitura e da escrita

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o Ba-Be-Bi-Bo-Bu. São Paulo:Scipione, 1999.

JOLIBERT, Jossete. JACOB Jeanette E COLABORADORES. Além dos muros da escola. A escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artmed,2006.

Morais, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos Ltda, 2014.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Brasil. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: guia geral. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2007a.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética. Ano 1, Unidade 3. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2012f. Disponível em: <pacto.mec.gov.br/ images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2017.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento e organização da rotina na alfabetização. Ano 3, Unidade 2. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2012.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Ano 1, Unidade 3. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2012.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano 1, Unidade 4. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2012. 153

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento. Ano 2, Unidade 6. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2012.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: O trabalho com gêneros textuais na sala de aula. Ano 2, Unidade 5. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2012.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares. Ano 3, Unidade 6. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2012.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Ano 1, Unidade 7. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2012.