Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS – 4º E 5º ANOS

Código: 70-1110

Carga Horária: 200

Número de Créditos: 10

 

1. EMENTA:

Estudo dos aspectos teórico-prático-metodológicos, através da elaboração de projetos interdisciplinares para o estágio supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4º e 5º Ano.

 

2. OBJETIVOS:

Compreender o processo de ensino aprendizagem do estágio supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4º e 5º Ano, visando a elaboração e a execução de projetos interdisciplinares.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

Elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que contemplem a ação pedagógica do 4º e 5º Ano.do Ensino Fundamental.

Docência e 5. AVALIAÇÃO: da experiência, acompanhamento e elaboração do Relatório de prática docente.

 

4. METODOLOGIA:

Orientação e supervisão do planejamento e da aplicação do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do 4º e 5º Ano.

Desenvolvimento da docência através da execução do projeto interdisciplinar de ação pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do 4º e 5º Ano.

Seminário de socialização do estágio.

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO:

O processo de avaliação será contínuo considerando:

- Observação na participação das atividades;

- Desempenho nos trabalhos teóricos e práticos;

- Execução da ação pedagógica;

- Elaboração de relatório da prática vivenciada na escola;

 - Apresentação dos resultados em Seminário.

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARROYO. Miguel G. Ofício de Mestre: Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e atividades Docentes. São Paulo: Cortez, 2012

SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008 (Coleção Docência em formação)

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.NOVOA, Antonio; HUBERMAN, Michaël ((Org.)) etal. Vidas de professores.

2 ed. [Lisboa] Porto Editora, 1995. 214 p (Ciências da educação)

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 11. ed São Paulo: Cortez, 2012. 224 p

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013

VEIGA. Ilma Passos.  Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível.  2004. 17ed.

APÊNDICES A – Diretrizes para a realização da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado obrigatório para o Curso de Pedagogia