DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS – 4º E 5º ANOS Código: 70-1110 Carga Horária: 200 Número de Créditos: 10
1. EMENTA: Estudo dos aspectos teórico-prático-metodológicos, através da elaboração de projetos interdisciplinares para o estágio supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4º e 5º Ano.
2. OBJETIVOS: Compreender o processo de ensino aprendizagem do estágio supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4º e 5º Ano, visando a elaboração e a execução de projetos interdisciplinares.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: Elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que contemplem a ação pedagógica do 4º e 5º Ano.do Ensino Fundamental. Docência e 5. AVALIAÇÃO: da experiência, acompanhamento e elaboração do Relatório de prática docente.
4. METODOLOGIA: Orientação e supervisão do planejamento e da aplicação do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do 4º e 5º Ano. Desenvolvimento da docência através da execução do projeto interdisciplinar de ação pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do 4º e 5º Ano. Seminário de socialização do estágio. A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO: O processo de avaliação será contínuo considerando: - Observação na participação das atividades; - Desempenho nos trabalhos teóricos e práticos; - Execução da ação pedagógica; - Elaboração de relatório da prática vivenciada na escola; - Apresentação dos resultados em Seminário. A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARROYO. Miguel G. Ofício de Mestre: Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e atividades Docentes. São Paulo: Cortez, 2012 SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008 (Coleção Docência em formação) NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.NOVOA, Antonio; HUBERMAN, Michaël ((Org.)) etal. Vidas de professores. 2 ed. [Lisboa] Porto Editora, 1995. 214 p (Ciências da educação) PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 11. ed São Paulo: Cortez, 2012. 224 p TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013 VEIGA. Ilma Passos. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 2004. 17ed. APÊNDICES A – Diretrizes para a realização da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado obrigatório para o Curso de Pedagogia
|