DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II-A Código: 70-1102 Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:70-1097
1. EMENTA: Elaboração e desenvolvimento da pesquisa. Análise e interpretação da pesquisa. Relatório da monografia de Conclusão de Curso. Exposição e apresentação de Relatório de Pesquisa.
2. OBJETIVOS: Instrumentalizar o aluno no tratamento, análise e exposição dos dados de investigação para melhor captar o espírito científico da pesquisa como forma de compreensão e intervenção na realidade educacional.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - Relatório de Pesquisa – Monografia de Conclusão de Curso. - Redação científica da pesquisa. - Exposição e interpretação dos símbolos, gráficos, tabelas, quadros e figuras. - Análise interpretativa de dados em pesquisa qualitativa. - Apresentação de Relatório de Pesquisa.
4. METODOLOGIA: Aula teórico-prática. Leitura, interpretação de textos. Construção e apresentação do relatório da Monografia. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO: Observação permanente da participação e atuação do aluno no processo de construção e desenvolvimento do relatório da Monografia. Apresentação em banca da Monografia de Conclusão de Curso. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2001. LAVILLE, Christian; DIONNE Jean. A construção do saber. Manual de 4. METODOLOGIA: da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Minas Gerais: UFMG, 1999. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 5ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GIL, Antônio Carlos. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. 4. METODOLOGIA: da pesquisa abordagem teórico-prática. 8ed. São Paulo: Papirus, 2002. PETRY, João. Pesquisa: um jeito curioso e problematizador para construir conhecimento. São Miguel do Oeste: UNOESC, 2002. REA, Louis M.; PARKER, Richard A. 4. METODOLOGIA: de pesquisa. Do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, 2000.
|