Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II-A

Código: 70-1102

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:70-1097

 

1. EMENTA:

Elaboração e desenvolvimento da pesquisa. Análise e interpretação da pesquisa. Relatório da monografia de Conclusão de Curso. Exposição e apresentação de Relatório de Pesquisa.

 

2. OBJETIVOS:

Instrumentalizar o aluno no tratamento, análise e exposição dos dados de investigação para melhor captar o espírito científico da pesquisa como forma de compreensão e intervenção na realidade educacional.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Relatório de Pesquisa – Monografia de Conclusão de Curso.

- Redação científica da pesquisa.

- Exposição e interpretação dos símbolos, gráficos, tabelas, quadros e figuras.

- Análise interpretativa de dados em pesquisa qualitativa.

- Apresentação de Relatório de Pesquisa.

 

4. METODOLOGIA:

Aula teórico-prática. Leitura, interpretação de textos. Construção e apresentação do relatório da Monografia.

O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO:

Observação permanente da participação e atuação do aluno no processo de construção e desenvolvimento do relatório da Monografia. Apresentação em banca da Monografia de Conclusão de Curso.

Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LAVILLE, Christian; DIONNE Jean. A construção do saber. Manual de 4. METODOLOGIA: da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Minas Gerais: UFMG, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 5ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GIL, Antônio Carlos. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. 4. METODOLOGIA: da pesquisa abordagem teórico-prática. 8ed. São Paulo: Papirus, 2002.

PETRY, João. Pesquisa: um jeito curioso e problematizador para construir conhecimento. São Miguel do Oeste: UNOESC, 2002.

REA, Louis M.; PARKER, Richard A. 4. METODOLOGIA: de pesquisa. Do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, 2000.