Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: EDUCAÇÃO E CULTURA DIGITAL II

Código: 70-1101

Carga Horária: 40h (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos: Educação e Cultura Digital I

 

1. EMENTA:

Práticas virtuais vinculadas à docência. Utilização de recursos midiáticos em sala de aula. Elaboração de planos de aulas digitais.

 

2. OBJETIVOS:

Oportunizar acesso a procedimentos digitais vinculados às tecnologias digitais.

Socializar o conhecimento midiático por meio de ações práticas com a utilização de recursos em sala de aula.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

Ferramentas digitais para o ensino, a pesquisa e a docência.

Processos didáticos e metodológicos no ensino.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado por meio de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. Petrópolis: Vozes, 2006. 143 p. (Temas Sociais). ISBN 8532633862.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2014. 141 p. (Papirus Educação). ISBN 9788530808280.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2014. 171 p. (Papirus Educação) ISBN 9788530809966

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2014. 171 p. (Papirus Educação) ISBN 9788530809706

SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; SCHNEIDER, Fernanda Chagas (Org.). Caderno pedagógico: curso de formação continuada de professores em tecnologias da informação e comunicação acessíveis. Porto Alegre: Evangraf, 2014. 200 p. ISBN 9788577274133

SILVA, Mozart Linhares da (Org.). Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação . Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 92 p. ISBN 8575260022