Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FTM DE ARTE E EDUCAÇÃO NO ANOS INICIAIS

Código:70-1099

Carga Horária: 80 (60 presencial + 30 TDE)

Número de Créditos: 04

 

EMENTA

A alfabetização estética e a educação dos sentidos. Cultura universal e Brasileira. O pensar, o sentir, o criar, o fazer, o ler, o construir, o refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte. A arte como linguagem: a música, a dança, o teatro e as artes visuais com foco nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

OBJETIVOS

- Reconhecer a arte como linguagem criada pelo homem, com o intuito da comunicação e expressão de ideias, sentimentos e fatos históricos, conhecendo as mais diversas produções artísticas, respeitando-as como forma de trabalho, conhecimento produzido e acumulado pela humanidade.

- Compreender a arte como importante aliada aos processos de aprendizagem e ao desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade, do senso crítico e estético nos anos iniciais do ensino fundamental.

- considerar a importância da arte para o conhecimento e a troca entre culturas, reconhecendo as semelhanças e diferenças entre elas de modo a gerar o respeito às especifidades, o diálogo intercultural importantes para o exercício da cidadania.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Cultura universal e brasileira

- A construção de conhecimento na área de artes.

- Artes e o ensino de artes.

- Arte, criatividade e Educação

- O desenvolvimento gráfico-plástico da criança.

- As artes visuais nos anos iniciais

- A dança nos anos iniciais

- O teatro nos anos iniciais

- A música nos anos iniciais

-Planejamento de projetos atividades educativas a partir de princípios da arte-educação.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERREIRA, Sueli (org.) O ensino das artes: construindo caminhos. São Paulo: Papirus, 2012.

GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MARTINS, Miriam Celeste. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 2019.

CASCARELLI, Claudia. Oficinas de Musicalização. São Paulo: Cortez, 2012.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: o desenvolvimento do grafismo infantil. Porto Alegre: ZOUK, 2015.

FERRAZ, Maria Heloisa FUSARI, Maria Filisminda de Rezende. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2019.
FERRAZ, Maria Heloisa FUSARI, Maria Filisminda de Rezende.
Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2015.

PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino da arte. Ed. Mediação, 1999.

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo. Ática, 1980.

ZAGONEL, Bernardete. Metodologia do ensino de arte. Curitiba: Intersaberes, 2013.