DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I-A Código: 70-1097 Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE) Número de Créditos: 02
1. EMENTA: A pesquisa científica e sua aplicação para a realidade educacional. Elementos que compõem o projeto de Monografia de Conclusão do Curso. O trabalho de campo na pesquisa educacional.
2. OBJETIVO: Trabalhar o projeto de Monografia de Conclusão de Curso, visando à transposição dialética entre teoria e prática pedagógica, buscando compreender o processo de construção científica da pesquisa e sua diversidade metodológica.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - Pesquisa Científica em Educação. - Construção do Projeto de Monografia. - O trabalho de campo como forma de descoberta e criação: - Investigação e metodologia na coleta e tratamento dos dados.
A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. Construção do projeto de Monografia. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais. Construção do projeto de Monografia.
5. AVALIAÇÃO: A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina. Apresentação do projeto de Monografia.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2001. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Minas Gerais: UFMG, 1999. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 5ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANDRÉ, Marli E. D. A. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Paulo: Papirus, 2001. LEHFELD, Neide A. de S.; BARROS, Aidil de J. P. de. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. 12ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2001. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa abordagem teórico-prática. 8ed. São Paulo: Papirus, 2002. PETRY, João. Pesquisa: um jeito curioso e problematizador para construir conhecimento. São Miguel do Oeste: UNOESC, 2002.
|