Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I-A

Código: 70-1097

Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

A pesquisa científica e sua aplicação para a realidade educacional. Elementos que compõem o projeto de Monografia de Conclusão do Curso. O trabalho de campo na pesquisa educacional.

 

2. OBJETIVO:

Trabalhar o projeto de Monografia de Conclusão de Curso, visando à transposição dialética entre teoria e prática pedagógica, buscando compreender o processo de construção científica da pesquisa e sua diversidade metodológica.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Pesquisa Científica em Educação.

- Construção do Projeto de Monografia.

- O trabalho de campo como forma de descoberta e criação:

- Investigação e metodologia na coleta e tratamento dos dados.

 

4. METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. Construção do projeto de Monografia. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

Construção do projeto de Monografia.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

Apresentação do projeto de Monografia.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Minas Gerais: UFMG, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 5ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRÉ, Marli E. D. A. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Paulo: Papirus, 2001.

LEHFELD, Neide A. de S.; BARROS, Aidil de J. P. de. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. 12ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2001.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa abordagem teórico-prática. 8ed. São Paulo: Papirus, 2002.

PETRY, João. Pesquisa: um jeito curioso e problematizador para construir conhecimento. São Miguel do Oeste: UNOESC, 2002.