DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: JOGO EM EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS Código: 70-1096 Carga Horária: 40h (30 presencial + 10 TDE) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
EMENTAConhecimento das diversas teorias da aprendizagem e sua relação com o jogo, a partir das potencialidades de suas implicações didáticas. O papel do jogo no desenvolvimento da criança Tipos de jogos. Vivências lúdicas.
OBJETIVOSProporcionar uma visão global frente às teorias que defendem a utilização do jogo na educação, bem como seu papel no desenvolvimento e aprendizagem infantil. Compreender o jogo como aspecto fundamental do ser humano, reconhecendo suas interações e estabelecendo suas implicações educacionais. Estudar e pesquisar metodologias para utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO1. O LÚDICO: ORIGEM, CONCEPÇÃO E HISTÓRIA. O significado do lúdico como prática cultural. Origem e estudo histórico dos jogos, brinquedo e brincadeira. Jogo, brinquedo, brincadeira: questões conceituais e etimológicas. Jogos de tabuleiro: (jogo da velha, jogo do alvo, etc.), Jogos de mesa (baralho, dominó, dados, pega-vareta, quebra-cabeça, resta um, etc.), Jogos motores (cabo de guerra, queimada, etc.), Jogos educativos (forca, palavras cruzadas, caça palavras, banco imobiliário, etc.). Brincadeiras: de rua ou populares (corda, bolinhas de gude; pião, peteca, etc.), de roda, de faz-de-conta.
2. O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO O brincar e a criança. O jogo e a construção de representação: Piaget, Wallon, Vygotski. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. O papel do jogo no desenvolvimento da autonomia e socialização da criança. O papel do educador nas atividades lúdicas.
3. APLICAÇÃO DO LÚDICO NA ESCOLA Planejamento, escolha do jogo ou brincadeira - critérios, metodologia e avaliação da atividade. Atividades a serem desenvolvidas na Educação Infantil creches e/ou pré-escolas. Atividades a serem desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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6.BIBLIOGRAFIA BÁSICAFRIEDMANN, Adriana. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: simbolismo e jogo. Porto Alegre: Prodil, 1994.
7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARMEC/SEF/Brasil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Fundamental. 1998. SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984. WADSWORTH, Bry. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1996. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
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