Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: JOGO EM EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS

Código: 70-1096

Carga Horária: 40h (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

EMENTA

Conhecimento das diversas teorias da aprendizagem e sua relação com o jogo, a partir das potencialidades de suas implicações didáticas. O papel do jogo no desenvolvimento da criança Tipos de jogos. Vivências lúdicas.

 

OBJETIVOS

Proporcionar uma visão global frente às teorias que defendem a utilização do jogo na educação, bem como seu papel no desenvolvimento e aprendizagem infantil.

Compreender o jogo como aspecto fundamental do ser humano, reconhecendo suas interações e estabelecendo suas implicações educacionais.

Estudar e pesquisar metodologias para utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. O LÚDICO: ORIGEM, CONCEPÇÃO E HISTÓRIA.

O significado do lúdico como prática cultural.

Origem e estudo histórico dos jogos, brinquedo e brincadeira.

Jogo, brinquedo, brincadeira: questões conceituais e etimológicas.

Jogos de tabuleiro: (jogo da velha, jogo do alvo, etc.),

Jogos de mesa (baralho, dominó, dados, pega-vareta, quebra-cabeça, resta um, etc.),

Jogos motores (cabo de guerra, queimada, etc.),

Jogos educativos (forca, palavras cruzadas, caça palavras, banco imobiliário, etc.).

 Brincadeiras: de rua ou populares (corda, bolinhas de gude; pião, peteca, etc.), de roda, de faz-de-conta.

 

2. O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO

O brincar e a criança.

 O jogo e a construção de representação: Piaget, Wallon, Vygotski.

 O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil.

 O papel do jogo no desenvolvimento da autonomia e socialização da criança.

 O papel do educador nas atividades lúdicas.

 

3. APLICAÇÃO DO LÚDICO NA ESCOLA

Planejamento, escolha do jogo ou brincadeira - critérios, metodologia e avaliação da atividade.

Atividades a serem desenvolvidas na Educação Infantil creches e/ou pré-escolas.

 Atividades a serem desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6.BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FRIEDMANN, Adriana. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida.  Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009.

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: simbolismo e jogo. Porto Alegre: Prodil, 1994.

 

7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MEC/SEF/Brasil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Fundamental. 1998.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

WADSWORTH, Bry. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1996.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.