DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: AVALIAÇÃO PARA ANOS INICIAIS Código: 70-1088 Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE) Número de Créditos: 02
EMENTA: Concepções e práticas educativas de avaliação. As implicações entre aprendizagem e avaliação, diante da singularidade do sujeito aprendente e da dinâmica didático-pedagógica. Avaliação e desenvolvimento da prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Docência e componentes curriculares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Concepções de avaliação e o uso de instrumentos e procedimentos avaliativos nos Anos Iniciais
2. OBJETIVO: - Reconhecer a avaliação como processual, envolvendo toda a singularidade do sujeito sócio- histórico diante do processo de aprendizagem, refletindo sobre as implicações do processo de avaliação na dinâmica didático-pedagógica - Compreender a avaliação como elemento diagnóstico e articulador da aprendizagem; - Usar, com apropriação, o conceito de avaliação, no que se refere à sua profundidade e amplitude dos significados a que se lhe atribuem. - Reconhecer a avaliação como meio de reflexão sobre a prática pedagógica; - Compreender a avaliação como possibilidade de novos caminhos da aprendizagem escolar.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - O professor como mediador da aprendizagem frente a avaliação como processo; -- A lógica da avaliação: dispositivos educativos - A avaliação como diagnóstico; avaliação formativa - A avaliação como novos caminhos metodológicos de aprender; - O processo de avaliação na educação básica: expressão dos resultados nas diferentes etapas - Concepções de avaliação e o uso de instrumentos e procedimentos avaliativos nos Anos Iniciais. - O erro como construção na aprendizagem
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ESTEBAN, Maria Tereza (Org,). Avaliação: em prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. HOFFMANN, Jussara. O Jogo do contrário em Avaliação. Porto Alegre. Mediações, 2005. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2010.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra?: reflexões sobre a avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 198 p. PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2003. ROMÃO Jose Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 3.ed São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2001. SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa ((Org.)). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 2. ed Porto Alegre: Mediação, 2004c. 107 p. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 3.ed São Paulo: Sextante, 2003.
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