Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: AVALIAÇÃO PARA ANOS INICIAIS

Código:  70-1088

Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

 

EMENTA: Concepções e práticas educativas de avaliação. As implicações entre aprendizagem e avaliação, diante da singularidade do sujeito aprendente e da dinâmica didático-pedagógica.  Avaliação e desenvolvimento da prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Docência e componentes curriculares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Concepções de avaliação e o uso de instrumentos e procedimentos avaliativos nos Anos Iniciais

 

2. OBJETIVO:

-  Reconhecer a avaliação como processual, envolvendo toda a singularidade do sujeito sócio- histórico diante do processo de aprendizagem, refletindo sobre as implicações do processo de avaliação na dinâmica didático-pedagógica

- Compreender a avaliação como elemento diagnóstico e articulador da aprendizagem;

- Usar, com apropriação, o conceito de avaliação, no que se refere à sua profundidade e amplitude dos significados a que se lhe atribuem.

- Reconhecer a avaliação como meio de reflexão sobre a prática pedagógica; -

 Compreender a avaliação como possibilidade de novos caminhos da aprendizagem escolar.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- O professor como mediador da aprendizagem frente a avaliação como processo;

-- A lógica da avaliação: dispositivos educativos

- A avaliação como diagnóstico; avaliação formativa

- A avaliação como novos caminhos metodológicos de aprender;

- O processo de avaliação na educação básica: expressão dos resultados nas diferentes etapas

- Concepções de avaliação e o uso de instrumentos e procedimentos avaliativos nos Anos Iniciais.

- O erro como construção na aprendizagem

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ESTEBAN, Maria Tereza (Org,). Avaliação: em prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.  

HOFFMANN, Jussara. O Jogo do contrário em Avaliação. Porto Alegre. Mediações, 2005.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2010.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra?: reflexões sobre a avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 198 p.

PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2003.

ROMÃO Jose Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 3.ed São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2001.

SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa ((Org.)). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 2. ed Porto Alegre: Mediação, 2004c. 107 p.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 3.ed São Paulo: Sextante, 2003.