DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: UNIDADES TEMÁTICAS E OBJETOS DE CONHECIMENTO DOS ANOS INICIAIS Código: 70-1087 Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE) Número de Créditos: 02
1. EMENTA: Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Competências, objetivos e direito de aprendizagem. A docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Interdisciplinaridade.
2. OBJETIVO: - Compreender o processo de ensino-aprendizagem dos Anos Iniciais a partir das unidades temáticas e objetos de conhecimento, partindo-se do conceito de interdisciplinaridade. - Identificar as diretrizes para o trabalho educativo com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo por base a legislação vigente.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES:
- Conceito de aprendizagem - O direito de aprender - Competências gerais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental - O processo interdisciplinar como mecanismo para a aprendizagem - A sala de aula como espaço para ensinar e aprender
- Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades Linguagens e seus componentes curriculares Matemática e seus componentes curriculares Ciências da Natureza e seus componentes curriculares Ciências Humanas e seus componentes curriculares Ensino Religioso e seus componentes curriculares
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. 2019. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis: Nova Síntese para Formação do Magistério. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1988. IMBERNÓN, F. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Trad. Eramni Rosa. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANTUNES, C. Diário de um educador: temas e questões atuais. Campinas/São Paulo: Papirus, 2007. FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 2001. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre, Artmed, 2002. TEBEROSKY, Ana; GALLART, M. S. Contextos da Alfabetização Inicial. Porto Alegre: Artmed, 2004.
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