Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: UNIDADES TEMÁTICAS E OBJETOS DE CONHECIMENTO DOS ANOS INICIAIS

Código: 70-1087

Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Competências, objetivos e direito de aprendizagem. A docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Interdisciplinaridade.

 

2. OBJETIVO:

- Compreender o processo de ensino-aprendizagem dos Anos Iniciais a partir das unidades temáticas e objetos de conhecimento, partindo-se do conceito de interdisciplinaridade.

- Identificar as diretrizes para o trabalho educativo com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo por base a legislação vigente.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

  1. DIREITO DE APRENDIZAGEM PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

- Conceito de aprendizagem

- O direito de aprender

- Competências gerais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

- O processo interdisciplinar como mecanismo para a aprendizagem

- A sala de aula como espaço para ensinar e aprender

 

  1. UNIDADES TEMÁTICAS E ÁREAS DO CONHECIMENTO NO TRABALHO COM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

- Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades

  Linguagens e seus componentes curriculares

  Matemática e seus componentes curriculares

  Ciências da Natureza e seus componentes curriculares

  Ciências Humanas e seus componentes curriculares

  Ensino Religioso e seus componentes curriculares

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. 2019.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis: Nova Síntese para Formação do Magistério. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

IMBERNÓN, F. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Trad. Eramni Rosa. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTUNES, C. Diário de um educador: temas e questões atuais. Campinas/São Paulo: Papirus, 2007.

FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 2001.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre, Artmed, 2002.

TEBEROSKY, Ana; GALLART, M. S. Contextos da Alfabetização Inicial. Porto Alegre: Artmed, 2004.