DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FTM DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA II Código: 70-1086 Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos: FTM de História e Geografia I
1. EMENTA: Fundamentação teórico-metodológica para a atividade pedagógica com a História e Geografia na educação infantil e nos anos iniciais, tendo o espaço geográfico e o tempo histórico enquanto produto social.
2. OBJETIVOS: Propor investigações pedagógicas acerca do saber geohistórico, tendo o aluno enquanto sujeito protagonista de seu espaço-tempo. Analisar e discutir temáticas que articulem as questões da natureza e da sociedade. Empreender uma educação voltada para um mundo heterogêneo, diverso e complexo, resultado da mobilidade, da velocidade dos deslocamentos de indivíduos, instituições e informações.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - Diversidade geográfica e histórica: competências e habilidades didático pedagógicas na educação infantil e nos anos iniciais. - Procedimentos didáticos para a projeção histórica e geográfica do aluno. - Temáticas geohistóricas que ocorrem no mundo pós-moderno. - O fenômeno urbano (população, demografia, economia, globalização, geopolítica, culturas, movimentos sociais) - Fenômenos naturais (hidrografia, clima, vegetação, relevo, solos, ecossistemas) - As fontes e os tratamentos das informações histórico geográficas e as novas tecnologias.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida por meio de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado por meio de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – História e Geografia. Brasília: MEC, 1997 HICKMANN, Roseli Inês (Org.). Estudos sociais: outros saberes e outros sabores. Porto Alegre: Mediação, (Cadernos de Educação Básica;8). 2002. PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2005.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANTUNES, C. A sala de aula de Geografia e História. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2005. CASTELLAR, Sonia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, (Novas Abordagens; 5). 2005. CASTROGIOVANI, Antônio Carlos (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2002. ZAMBONI, Ernesta. História e Geografia. São Paulo: Atual, 2003. 4 v.
|