Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FTM DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA II

Código: 70-1086

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos: FTM de História e Geografia I

 

1. EMENTA:

Fundamentação teórico-metodológica para a atividade pedagógica com a História e Geografia na educação infantil e nos anos iniciais, tendo o espaço geográfico e o tempo histórico enquanto produto social.

 

2. OBJETIVOS:

Propor investigações pedagógicas acerca do saber geohistórico, tendo o aluno enquanto sujeito protagonista de seu espaço-tempo.

Analisar e discutir temáticas que articulem as questões da natureza e da sociedade.

Empreender uma educação voltada para um mundo heterogêneo, diverso e complexo, resultado da mobilidade, da velocidade dos deslocamentos de indivíduos, instituições e informações.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Diversidade geográfica e histórica: competências e habilidades didático pedagógicas na educação infantil e nos anos iniciais.

- Procedimentos didáticos para a projeção histórica e geográfica do aluno.

- Temáticas geohistóricas que ocorrem no mundo pós-moderno.

- O fenômeno urbano (população, demografia, economia, globalização, geopolítica, culturas, movimentos sociais)

- Fenômenos naturais (hidrografia, clima, vegetação, relevo, solos, ecossistemas)
Representação dos diversos lugares por meio de mapas temáticos, iconografia, maquetes, plantas.

- As fontes e os tratamentos das informações histórico geográficas e as novas tecnologias.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado por meio de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – História e Geografia. Brasília: MEC, 1997

HICKMANN, Roseli Inês (Org.). Estudos sociais: outros saberes e outros sabores. Porto Alegre: Mediação, (Cadernos de Educação Básica;8). 2002.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2005.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTUNES, C. A sala de aula de Geografia e História. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2005.

CASTELLAR, Sonia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, (Novas Abordagens; 5). 2005.

CASTROGIOVANI, Antônio Carlos (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2002.

ZAMBONI, Ernesta. História e Geografia. São Paulo: Atual, 2003. 4 v.