Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FTM DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA I

Código: 70-1081

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Noções básicas de tempo e espaço. Fundamentação teórico-metodológica para a atividade pedagógica com a História e Geografia na educação infantil e nos anos iniciais, tendo como foco as orientações legais quanto ao ensino destas disciplinas.

 

2. OBJETIVOS:

Analisar as múltiplas dimensões do tempo e do espaço

Compreender o ensino de História e Geografia na educação infantil e nos anos iniciais,

validando sua importância na alfabetização geohistórica do aluno.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- - Diretrizes legais e pedagógicas para a docência em História e Geografia na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

- Pressupostos metodológicos para a difusão da habilidade espacial na atividade pedagógica em Educação Infantil e Anos Iniciais.  

- O espaço geográfico como resultado da integração entre dinâmica físico/natural.

- Diferentes níveis de escalas de análise do tempo e do espaço:

- Categorias básicas de tempo (Cronológico, Histórico, Geológico, Circular, Intuitivo, Operatório) e suas múltiplas dimensões.

- Conceitos básicos de localização, organização, representação e compreensão da estrutura do espaço construído pela natureza e pela sociedade.

- O fenômeno urbano (fronteiras, população, demografia, economia, migrações, colonização, urbanização, meios de produção, circulação) e fenômenos histórico espaciais, geopolítica, culturas, movimentos sociais.

- A influência das instituições hegemônicas na organização do tempo e do espaço em sua totalidade.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado por meio de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA  

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História:  fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.  

CALLAI, Helena Copetti (org.). O ensino em estudos sociais. 2 ed. rev. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 152 p. (coleção Ensino de 1º grau, série Biblioteca do professor, 15).  2002.

DOIN, Rosângela Almeida.   Do desenho ao mapa, iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR  

HORN, Geraldo Balduíno; GERMINARI, Geyso Dongley.  O ensino de História e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006.  

PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1992. 2005. 187 p. (Magistério 2º Grau). ISBN 852490285X.   

SELBACH, Simone (Sup.). História e didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. 158 p. (Como Bem Ensinar). ISBN 9788532640307.  

SOUZA, Joanita. Brincando com a História e a Geografia. São Paulo: Do Brasil, 2003. 136 p. ISBN 8510032025

ZAMBONI, Ernesta. História e Geografia. São Paulo: Atual, 2003. 4 v.