DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FTM DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA I Código: 70-1081 Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04
1. EMENTA: Noções básicas de tempo e espaço. Fundamentação teórico-metodológica para a atividade pedagógica com a História e Geografia na educação infantil e nos anos iniciais, tendo como foco as orientações legais quanto ao ensino destas disciplinas.
2. OBJETIVOS: Analisar as múltiplas dimensões do tempo e do espaço Compreender o ensino de História e Geografia na educação infantil e nos anos iniciais, validando sua importância na alfabetização geohistórica do aluno.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - - Diretrizes legais e pedagógicas para a docência em História e Geografia na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. - Pressupostos metodológicos para a difusão da habilidade espacial na atividade pedagógica em Educação Infantil e Anos Iniciais. - O espaço geográfico como resultado da integração entre dinâmica físico/natural. - Diferentes níveis de escalas de análise do tempo e do espaço: - Categorias básicas de tempo (Cronológico, Histórico, Geológico, Circular, Intuitivo, Operatório) e suas múltiplas dimensões. - Conceitos básicos de localização, organização, representação e compreensão da estrutura do espaço construído pela natureza e pela sociedade. - O fenômeno urbano (fronteiras, população, demografia, economia, migrações, colonização, urbanização, meios de produção, circulação) e fenômenos histórico espaciais, geopolítica, culturas, movimentos sociais. - A influência das instituições hegemônicas na organização do tempo e do espaço em sua totalidade.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida por meio de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado por meio de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. CALLAI, Helena Copetti (org.). O ensino em estudos sociais. 2 ed. rev. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 152 p. (coleção Ensino de 1º grau, série Biblioteca do professor, 15). 2002. DOIN, Rosângela Almeida. Do desenho ao mapa, iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR HORN, Geraldo Balduíno; GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de História e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006. PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1992. 2005. 187 p. (Magistério 2º Grau). ISBN 852490285X. SELBACH, Simone (Sup.). História e didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. 158 p. (Como Bem Ensinar). ISBN 9788532640307. SOUZA, Joanita. Brincando com a História e a Geografia. São Paulo: Do Brasil, 2003. 136 p. ISBN 8510032025 ZAMBONI, Ernesta. História e Geografia. São Paulo: Atual, 2003. 4 v.
|