DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: DIDÁTICA PARA ANOS INICIAIS Código: 70-1080 Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE) Número de Créditos: 02
1. EMENTA: Estudo das contribuições da Pedagogia, da Didática e da pesquisa sobre a formação de professores – concepções pedagógicas. Os fundamentos da docência e seus pressupostos epistemológicos na atuação com os Anos Iniciais. A organização do trabalho docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
2. OBJETIVO: - Compreender a organização e avaliação do trabalho pedagógico como um princípio educativo, bem como realizar experiências de planejamento de aula através da prática de projetos e rotinas escolares. - Analisar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular como instrumentos norteadores das habilidades e competências a serem desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. - Ampliar os conceitos teórico-práticos para o planejamento curricular em uma perspectiva didático-pedagógica para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco para a alfabetização.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES:
- Abordagem teórica e prática da aprendizagem - Teorias da aprendizagem - Direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento - A produção e a transformação do conhecimento na ação do professor. - A didática e a pesquisa no cenário educacional.
- A pedagogia de projetos e sua construção para unidades escolares - Planejamento de aula e metodologias para o ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Interdisciplinaridade e as áreas do conhecimento - Rotinas escolares - Avaliação da aprendizagem
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CANDAU, Vera Maria. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, ANA. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. Ed, São Paulo: Cortez, 2011.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRAGGIO, Silvia Lúcia Bigonjal. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolingüística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez,1988. KLEIN, L. R. Alfabetização: Quem tem medo de ensinar. São Paulo: Cortez, 2002. NÓVOA, Antonio. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
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