Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: DIDÁTICA PARA ANOS INICIAIS

Código:  70-1080

Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Estudo das contribuições da Pedagogia, da Didática e da pesquisa sobre a formação de professores – concepções pedagógicas. Os fundamentos da docência e seus pressupostos epistemológicos na atuação com os Anos Iniciais. A organização do trabalho docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

2. OBJETIVO:

- Compreender a organização e avaliação do trabalho pedagógico como um princípio educativo, bem como realizar experiências de planejamento de aula através da prática de projetos e rotinas escolares.

- Analisar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular como instrumentos norteadores das habilidades e competências a serem desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

- Ampliar os conceitos teórico-práticos para o planejamento curricular em uma perspectiva didático-pedagógica para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco para a alfabetização.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

    1. FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

- Abordagem teórica e prática da aprendizagem

- Teorias da aprendizagem

- Direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

- A produção e a transformação do conhecimento na ação do professor.

- A didática e a pesquisa no cenário educacional.

 

    1. PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

- A pedagogia de projetos e sua construção para unidades escolares

- Planejamento de aula e metodologias para o ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

- Interdisciplinaridade e as áreas do conhecimento

- Rotinas escolares

- Avaliação da aprendizagem

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CANDAU, Vera Maria. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, ANA. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. Ed, São Paulo: Cortez, 2011.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRAGGIO, Silvia Lúcia Bigonjal. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolingüística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez,1988.

KLEIN, L. R. Alfabetização: Quem tem medo de ensinar. São Paulo: Cortez, 2002.

NÓVOA, Antonio. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.