DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL I Código: 70-1079 Carga Horária: 80 (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA: Estudo e análise do sistema educacional brasileiro nos seus diversos níveis e modalidades, considerando os aspectos administrativos, pedagógicos, financeiros e políticos. As políticas públicas de educação no Brasil. A educação como direito público universal.
2. OBJETIVOS:Analisar questões referentes à política e à organização do atual sistema educacional brasileiro, enfocando aspectos relacionados à sua lógica, viabilidade e pertinência, diante da atual realidade, estimulando o posicionamento crítico.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES:- Estado, Sociedade e Educação no Brasil.- Políticas educacionais e Projetos de Sociedade.- Transnacionalização das Políticas Educacionais. - Educação como direito Público Universal. - A educação como política pública. - Reformas Educacionais e Planos Nacionais de Educação. - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. - Constituições Federais Brasileiras e Educação. - Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. - Base Nacional Comum Curricular. - Política Educacional em relação a: financiamento, currículo, formação docente, níveis e modalidades de ensino.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6.BIBLIOGRAFIA BÁSICABRASIL. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 543 p. VIEIRA, Sofia Lerche. Desejos de reforma: legislação educacional no Brasil império e república. Brasília: Líber Livro, 2008. 175 p.
7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARAZEVEDO, J. M. A educação como política pública. São Paulo: Autores Associados, 3ª Ed, 2004. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 28. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. 116 p. (Primeiros Passos; 20). CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico compreensiva, artigo a artigo. 11.ed Petropolis, Vozes, 2008. HADDAD, Sérgio e outros. Banco Mundial, OMC e FMI: O Impacto nas políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2008. SHIROMA, Oto, Eneida; MORAES, Célia, Maria; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2007, 3ªed.
|