Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TEORIAS E SABERES DO CURRÍCULO I

Código:  70-1078

Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Estudo das concepções teóricas que subjazem às propostas curriculares. Temas contemporâneos nos estudos de currículo: cultura, transversalidade, inclusão e exclusão, ideologia e poder. Prática Pedagógica e Currículo Sociedade, Escola, Currículo e Programas.

 

2. OBJETIVOS:

Oportunizar o aprofundamento da discussão sobre o currículo da escola brasileira, as ações políticas dos governos e ação político-pedagógica da escola.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Evolução histórica dos estudos de Currículo.

- O currículo na legislação e nas políticas educacionais atuais.

- Currículo e Escola: conceitos que fundamentam esta relação.

- Transversalidade e Currículo.

- Prática Pedagógica e Currículo.

- Sociedade, Escola, Currículo e Programas.

- Currículo e Cultura, ideologia, poder, inclusão e exclusão

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GARCIA, R. L e MOREIRA, A.F.B. Currículo na Contemporaneidade. 4ª ed. São Paulo, Cortez, 2012.

LOPES, A; MACEDO. E (Org.). Currículo: debates contemporâneos. 3ªed. São Paulo, Cortez, 2010.

SACRISTAN. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, ARTMED, 2000.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 2013

BRASIL, BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM.  2017

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

APPLE, Michael. Ideologia e currículo.  Trad. Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

LOPES, Alice C; MACEDO, E (Org.). Políticas de Currículo em múltiplos contextos. São Paulo: cortez, 2006

LOPES, A. C; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, A. A. F. SILVA T. T. Currículo, cultura e sociedade, 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

OLIVEIRA, I. B. Currículo praticado entre a regulação e a emancipação. 2ª ed, ARTMED, 2006.

SILVA, Tadeu Thomas da. Documentos de Identidade:  Uma introdução às teorias do Currículo. Ed. Autêntica. 2010