DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: SAÚDE E EDUCAÇÃO Código: 40-1301 Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE) Número de Créditos: 02
1. EMENTA: A integralidade no cuidado a criança na perspectiva interdisciplinar da saúde e da educação. Integração do pedagogo nos diferentes espaços de atuação na educação com vistas a promoção da saúde. Ações programáticas que desenvolvam a saúde e a educação na população infantil.
2. OBJETIVO: - Proporcionar a aprendizagem para o cuidado integral da criança, na perspectiva da educação e da saúde. - Ofertar reflexões para a inserção do pedagogo nos diferentes momentos e espaços de educação e saúde da criança. - Instrumentalizar o acadêmico para as ações programáticas da saúde na educação.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES:
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE. Brasília : Ministério da Saúde, 2011. BOFF, E. T. de O., BUSNELLO, M. B. (Org.). Educação para a saúde: diálogos nos diferentes cenários de práticas educativas. Ijuí: UNIJUI, 2016. 197 p WONG, Donna L.; ARAÚJO, Cláudia Lúcia Caetano de (Trad.). Whaley e Wong enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Ministério da Educação. Cadernos pedagógicos do programa mais educação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2012. 1 CD-ROM _______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. _______. Ministério da Saúde; Atenção integrada às doenças prevalentes na infância: identificação e tratamento. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2002 MARTINS, M. A. et al. Semiologia da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: MedBook, 2010. 608p. MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2008. 181 p SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico . 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 182 p.
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