Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: SAÚDE E EDUCAÇÃO

Código:  40-1301

Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE)

 Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

A integralidade no cuidado a criança na perspectiva interdisciplinar da saúde e da educação. Integração do pedagogo nos diferentes espaços de atuação na educação com vistas a promoção da saúde.  Ações programáticas que desenvolvam a saúde e a educação na população infantil.

 

2. OBJETIVO:

- Proporcionar a aprendizagem para o cuidado integral da criança, na perspectiva da educação e da saúde.

- Ofertar reflexões para a inserção do pedagogo nos diferentes momentos e espaços de educação e saúde da criança.

- Instrumentalizar o acadêmico para as ações programáticas da saúde na educação.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

  • Contextualização de saúde e doença num resgate histórico do cuidado a criança.
  • Programas/políticas da saúde escolar.
  • Fatores determinantes da saúde escolar - fatores estressantes, separação, procedimentos, relação escola/família.
  • Estratégias pedagógicas para a promoção da saúde na escola – ações programáticas do PSE.
  • Interação da educação e saúde em espaços não –escolares - estimulação, atividades psicopedagógicos, recreação, brinquedo terapêutico.
  • Cuidados a crianças nas diferentes fases do desenvolvimento infantil considerando as questões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas e políticas.
  • Noções básicas de primeiros socorros em situações diárias da criança.
  • Principais agravos na infância: dor; desidratação, diarreias e desnutrição; infecção urinária; anemia ferropríva, infecções respiratórias agudas, pneumonia, bronquiolíte, asma e amigdalite; otite média aguda; regurgitação; vomito.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE. Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

BOFF, E. T. de O., BUSNELLO, M. B. (Org.). Educação para a saúde: diálogos nos diferentes cenários de práticas educativas. Ijuí: UNIJUI, 2016. 197 p

WONG, Donna L.; ARAÚJO, Cláudia Lúcia Caetano de (Trad.). Whaley e Wong enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Educação. Cadernos pedagógicos do programa mais educação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2012. 1 CD-ROM

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

_______. Ministério da Saúde; Atenção integrada às doenças prevalentes na infância: identificação e tratamento. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2002

MARTINS, M. A. et al. Semiologia da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: MedBook, 2010. 608p.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2008. 181 p

SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico . 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 182 p.