Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: PSICOMOTRICIDADE NOS ANOS INICIAIS I

Código: 40-1300

Carga Horária: 80 (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Fundamentos da educação, reeducação e terapia psicomotora. Aspectos neurofisiológicos do sistema nervoso central e músculo-esquelético. As grandes áreas da psicomotricidade aplicadas na segunda infância. Medidas e avaliação aplicadas em psicomotricidade escolar.

 

2.OBJETIVOS:

Fundamentar teoricamente, a educação, reeducação e terapia psicomotora, aplicando seus princípios na seleção e organização de atividades práticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Programas psicomotores: educação psicomotora, reeducação psicomotora e terapia psicomotora;

- Aspectos anatômicos e fisiológicos do corpo humano (sistemas nervoso e músculo-esquelético);

- As grandes áreas da psicomotricidade: tônus, equilíbrio, coordenação ampla, coordenação fina, lateralidade, noção de corpo, organização espacial e temporal;

- Psicomotricidade funcional e relacional nos anos iniciais: jogos e exercícios para desenvolvimento das capacidades psicomotoras;

- Psicomotricidade, alfabetização e letramento;

- A psicomotricidade e a educação inclusiva;

- Testes psicomotores na escola: possibilidades e aplicabilidade.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos . 2. ed. São Paulo: Phorte, 2003.

MAGILL, Richard A; COSTA, Aracy Mendes da (Trad.). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações . 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

SCHMIDT, Richard A; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema . 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ENOKA, Roger M. Bases neuromecânicas da cinesiologia. 2. ed. São Paulo: Manole, 2000.

GO, Tani (COORD.). Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LEVIN, Esteban. A clínica psicomotora: o corpo na linguagem. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

MÜTSCHELE, Marly Santos. Como desenvolver a psicomotricidade?. São Paulo: Loyola, 1988.

ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora. São Paulo: Artmed, 2002