Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: FTM CIÊNCIAS DA NATUREZA II

Código: 20-514

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Nº de Créditos: 04

 

1.EMENTA:

Conteúdos e abordagens metodológicas relacionadas as Unidades Temáticas: Matéria e Energia; Terra e Universo. Referencias teórico-metodológicos sobre o planejamento de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais. Estratégias de ensino e aprendizagem. Planejamento de atividades e sequências de ensino. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Análise de materiais didáticos e propostas curriculares.

 

2 OBJETIVOS

- Elaborar conhecimentos sobre a Educação em Ciências Naturais, por meio do estudo sobre diversas abordagens e marcos teóricos na área e desenvolver competências e habilidades para o efetivo exercício docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Conteúdos e abordagens metodológicas relacionados a Unidade Temática Vida e Evolução para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

- Atividades e estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais: observação, experimentação, atividades de campo, visitas orientadas em diferentes espaços, uso da tecnologia de comunicação e informação na educação em Ciências, Leitura e escrita no Ensino de Ciências, Filmes no Ensino de Ciências.

- Planejamento de atividades, sequências de ensino e materiais didáticos sobre conteúdos vinculados às Unidade Temáticas Vida e Evolução; Terra e Universo.

- Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em Ciências.

- Análise de materiais didáticos e propostas curriculares.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular – BNCC  Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CARVALHO, A. M. P. de et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNANBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2003.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, A. M.P. de (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Artigos da Revista Enseñanza de las Ciencias. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=497

Artigos da Revista : Investigações em Ensino de Ciências. Disponível : https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/index