Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: FTM CIÊNCIAS DA NATUREZA I

Código: 20-513

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Nº de Créditos: 04

 

1 EMENTA:

Aspectos Históricos e Legais do Ensino de Ciências. Tendências teórico-metodológicas no Ensino de Ciências. A função social da Educação em Ciências. Currículos e Ensino de Ciências. Os conteúdos de Ciências nos anos iniciais. Conteúdos e abordagens metodológicas relacionadas ao eixo temático Vida, Ambiente e Evolução.

 

2 OBJETIVOS:

Elaborar conhecimentos sobre a Educação em Ciências Naturais, por meio do estudo sobre diversas abordagens e marcos teóricos na área, desenvolvendo competências e habilidades para o efetivo exercício docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Aspectos Históricos e Legais do Ensino de Ciências

- Tendências teórico-metodológicas no Ensino de Ciências.

- A Função social da educação em Ciências – letramento e alfabetização científica.

- Currículos e Ensino de Ciências: Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho.

- Competências, habilidades e objetos do conhecimento na Educação em Ciências.

- Conteúdos e abordagens metodológicas relacionadas à Unidade Temática Vida e Evolução para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

- Estratégias didáticas no ensino de ciências: observação, experimentação e manipulação de materiais, busca de informações em fontes diversas, Expressão, comunicação e aplicação do conhecimento.

- Planejamento de materiais didáticos, atividades e aulas sobre conteúdos vinculados a Unidade Temática Vida e Evolução.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular – BNCC  Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNANBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2003.

WEISSMANN, H. Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GIORDAN, A. VECHI, G. As origens Do saber - das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Artigos da Revista Enseñanza de las Ciencias. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=497

Artigos da Revista : Investigações em Ensino de Ciências. Disponível : https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/index