DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Disciplina: FTM DE MATEMÁTICA II Código: 10-190 Carga Horária: 80 (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04
1. EMENTA Figuras geométricas planas e espaciais. Simetria. Medida de Comprimento. Medida de Massa. Medida de Tempo. Medida de capacidade. Estatística. Frações. Números Decimais.
2. OBJETIVO Retomar as noções de geometria, medidas, estatística, frações e números decimais e sua aplicabilidade no cotidiano.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES 3.1 Figuras geométricas planas e espaciais 3.2 Simetria. 3.3 Medidas de comprimento, massa, tempo e capacidade. 3.4 Noções básicas de estatística (tabelas e gráficos de barra). 3.5 Operações com números fracionários e decimais. 3.7 Comparação, equivalência, simplificação de frações. 3.8 Representação decimal e suas aplicações. 3.9 Leitura e discussão de textos.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de atividades individuais e em grupo, visando à discussão de ideias e conceitos, possibilitando assim uma troca de opiniões e um enriquecimento pessoal. As aulas serão desenvolvidas a partir de diferentes técnicas, destacam-se: exposição do conteúdo por parte do professor, exploração de materiais manipulativos e jogos, estudo de caso, leitura, interpretação e discussão de textos, pesquisa, resolução de problemas. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Materiais Manipulativos para o ensino de Frações e Números Decimais. Porto Alegre: Penso, 2016. Disponível em: Minha biblioteca. SMOLE, Katia Cristina Stocco. DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, Patrícia. Figuras e Formas. Porto Alegre: Artmed, 2003. Disponível em: Minha Biblioteca. TOLEDO, Marilia e Mauro. Didática da matemática como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CORDANI, Lisbeth Kaiserlian. Estatística para todos: Atividades para sala de aula. São Paulo: CAEM/IME-USP, 2012. CURI, Edda; VECE, Janaína Pinheiro (orgs). Relações Espaciais Práticas Educativas de Professores que ensinam Matemática. São Paulo: Terracota, 2013. NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. VIEIRA, Marcia Lopes; OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de. Ensino de Estatística – Atitudes e Concepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Curitiba: Appris, 2016.
|