Institucional | Acessibilidade | URI Câmpus de Erechim

Introdução

Audiobook

O Trabalhador com deficiência - inclusão pela Lei de Cotas

Inclusão

A URI Erechim desenvolve sua política de atendimento, acessibilidade e permanência de alunos com necessidades educativas especiais a fim de assegurar às pessoas com deficiência as condições básicas de acesso ao ensino superior e o cumprimento da legislação brasileira.


A existência de uma política de inclusão de pessoas com deficiência faz parte da própria missão da universidade, que é a de promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária.


Para garantir que a estrutura da universidade esteja de acordo com a política de acessibilidade pensada para os alunos, existe um comitê chamado Sistema de Gestão Ergonômica. O comitê é formado por uma equipe multidisciplinar que busca, por meio da intervenção ergonômica, melhorias nas condições de vida das pessoas com deficiência dentro do câmpus, promovendo o conforto e o bem-estar de todos os públicos da URI Erechim. A equipe é responsável pela definição de novos processos, acessibilidade, alteração de processos existentes, compra de equipamentos, especificação de mobiliários e sugestão de layout.


Alunos e Futuros Alunos

Proporcionar as mesmas oportunidades para todas as pessoas. É com este pensamento que a URI Erechim desenvolve uma política especial para o atendimento de alunos com deficiência, discutindo e elaborando ações e projetos que envolvam o estudante com necessidades especiais. O grande objetivo da universidade é melhorar cada vez mais a rotina acadêmica destes alunos por meio de materiais e espaços adaptados. Conheça as ações desenvolvidas para alunos e futuros alunos com deficiência.

 

Acesso Garantido

Por meio de uma comissão de acessibilidade para avaliar as condições de acesso ao câmpus, foi feito um estudo com o objetivo de mapear e eliminar as barreiras arquitetônicas e ergonômicas. Este estudo foi repassado para a reitoria e as adaptações foram e continuam sendo realizadas, melhorando cada vez mais as condições da universidade em relação a pessoas com deficiência.


O Serviço de Atenção ao Acadêmico (SAAc) manteve ativa a proposta inicial de criação de um grupo de trabalho para tratar dos assuntos referentes à acessibilidade e à permanência no câmpus de pessoas com deficiência. Esse grupo foi composto por funcionários de diferentes setores, que se reuniram para planejar, avaliar e propor ações. Desse trabalho conjunto surgiu a proposta de elaboração de um documento que estabelecesse políticas da universidade para alunos, funcionários e professores. Dessa maneira, foi possível reunir as iniciativas, antes dispersas, dos diversos setores administrativos e acadêmicos da URI Erechim, valorizando as ações da universidade perante a sociedade e o Estado.


Ações Desenvolvidas

• Estacionamentos exclusivos
• Rampas de acesso
• Sanitários apropriados
• Elevadores
• Degraus móveis de acesso às salas de aula
• Cadeiras e mesas em salas de aula
• Laboratório Adaptado de Informática - LAI para deficientes Visuais
• Tradutor e intérprete para alunos com Deficiência Auditiva

Contratação

A contratação de pessoas com deficiência atende ao compromisso assumido pela universidade em ser um agente de integração e socialização. Esse processo também atende aos requisitos da legislação brasileira, sendo guiado pelos seguintes procedimentos:

• Definição prévia de possíveis cargos que podem ser ocupados pelas pessoas com deficiência e análise dos postos de trabalho no sentido de adequação dos espaços físicos e garantia de acessibilidade;

• Avaliação da Medicina e Segurança no Trabalho;

• Contato com APADA, ADAU, APAE e SINE de Erechim, solicitando encaminhamento de pessoas com deficiência para contratação;

• Adaptação da avaliação psicológica no processo de seleção de funcionários;

• Mapeamento de reabilitados e pessoas com deficiência existentes no quadro funcional (em casos temporários e acidentados, por exemplo).