Linhas de Pesquisa | URI Câmpus de Erechim

LINHAS DE PESQUISA E OBJETIVOS

Linhas de Pesquisa e Objetiivos

Linha de pesquisa I: Processos saúde-doença-cuidado

Investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida. Estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde.
Professores desta linha:

Linha de pesquisa II: Processos químicos e biológicos em saúde

Desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. Investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos In vitro, com modelos animais e com seres humanos. Compreende a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.
Professores desta linha:
 
O PPGAIS tem como objetivos:
I - Produzir conhecimento científico e consolidar a pesquisa, por meio da formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática central a atenção integral à saúde;
II - Formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos e produzir conhecimento específico, de modo a atender as demandas da população e dos cursos de formação profissional da área da saúde;
III - Formar pesquisadores críticos e reflexivos capazes de avaliar as condições de saúde de indivíduos e populações; avaliar os serviços de saúde, gerar diagnósticos, evidenciar problemas e causas e intervir na realidade, respeitando o contexto em que dos indivíduos estão inseridos, por meio de intervenção pautada pelo rigor científico e inovador de modo a atender as demandas vinculadas à atenção integral da saúde.