Deputada estadual apresenta projeto da Rede de Farmácias Solidárias

Farmácia

Página do Curso

Deputada estadual apresenta projeto da Rede de Farmácias Solidárias | | URI Câmpus de Erechim

Deputada estadual apresenta projeto da Rede de Farmácias Solidárias

11/08/2021 - 975 exibições

   


A deputada estadual Fran Somensi (Republicanos), manteve encontro com o Diretor-Geral da URI Erechim, professor Paulo Roberto Giollo, e o Coordenador do Curso de Farmácia, professor Luís Carlos Cichota. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto da Rede de Farmácias Solidárias, de autoria da parlamentar, que vem se formando em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

O projeto da Farmácia Solidária tem como meta receber doações de medicamentos da comunidade, de consultórios médicos e da indústria farmacêutica. Depois de passarem por uma triagem técnica, são doados a quem mais precisa, mediante receita médica, tendo beneficiado até agora milhares de pessoas em várias cidades gaúchas onde a iniciativa já vem sendo desenvolvida.

Os representantes da Universidade acharam muito relevante o projeto, pois os alunos do Curso de Farmácia podem dar uma contribuição importante no processo de seleção dos medicamentos. No entanto, a iniciativa, se colocada em prática, terá que contar com a parceria de outras entidades do município, pois demandará de uma área específica para seleção e distribuição dos medicamentos, bem como uma rede de captação.

Segundo a deputada, o projeto, antes de ser implantado, passou por todas as instâncias do Conselho Regional de Farmácia e da Secretaria de Saúde do Estado. “A meta é chegar a 50 farmácias solidárias pelo estado, formando uma grande rede de solidariedade, promovendo acesso aos medicamentos para quem mais precisa”, frisou.