Medicina Veterinária realiza visitas técnicas em agroindústrias da região | | URI Câmpus de Erechim

Medicina Veterinária realiza visitas técnicas em agroindústrias da região

11/04/2023 - 257 exibições

   


Acadêmicos do 7º e 9º semestres do Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim, realizaram, durante o mês de março, visitas técnicas em agroindústrias da região. A atividade prática fez parte da disciplina de Tecnologia, Inspeção e Higiene de Produtos Cárneos e Derivados, ministrada pela professora Simone Saggiorato Dal Maso.



A primeira visita foi na unidade de abate de suínos da Cooperativa Majestade, em Sananduva, onde foi possível acompanhar todo fluxograma de abate de animais daquela unidade. A Cooperativa tem como base do seu trabalho a criação, abate e industrialização de suínos, fabricando produtos da marca “MAJESTADE”, reconhecidos em todo o país pelo seu diferencial de sabor e qualidade.



Em outra oportunidade, os alunos realizaram uma visita técnica na Fábrica de Embutidos L&L Bandiera, localizada na Linha Quatro, interior de Erechim. A fábrica é uma agroindústria familiar, conduzida pelos irmãos Luciano e Leandro Bandiera, sob a responsabilidade técnica da Médica Veterinária Carine Pagnussat Kronefeld. A agroindústria possui selo de Fiscalização Municipal de Erechim e conta com uma linha diversificada de produtos, que são comercializados em feiras e estabelecimentos da cidade.



O objetivo principal das visitas foi interligar o conhecimento teórico à vivência prática. Desta forma, foi possível compreender o fluxograma de produção de uma agroindústria, desde o abate do animal até a produção de seus derivados. Os alunos tiveram a percepção de que a crescente demanda de produtos de qualidade e as melhorias do setor para atender um mercado cada vez mais exigente, abre oportunidades de trabalho para profissionais de Medicina Veterinária que atuam diretamente no setor de alimentos e inspeção de produtos de origem animal.