Curso de Ciências Contábeis realiza atividade da metodologia ativa

Ciências Contábeis

Página do Curso

Curso de Ciências Contábeis realiza atividade da metodologia ativa | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Ciências Contábeis realiza atividade da metodologia ativa

13/04/2022 - 510 exibições

   


No dia 28 de março, o Professor Luciano Alves dos Santos, aplicando as técnicas de metodologia ativa determinadas pelo novo conceito pedagógico adotado pela URI, solicitadas pela Coordenação do Curso de Ciências Contábeis, efetuou uma avaliação em formato diferente das tradicionais.



A proposta abordada foi de aprendizagem prática, pois a avaliação consistiu na análise, por parte dos alunos, de decisões do TRT4 referentes a reconhecimento de vínculo empregatício e de contrato de trabalho intermitente e questões acerca dos casos, com discussão em grupos a respeito das melhores soluções para as situações-problema apresentadas.



Esse tipo de atividade ajuda os alunos a fixarem a informação de forma muito mais fácil do que uma simples leitura seguida de lista de exercícios, como é feito tradicionalmente. Além disso, as rodas de discussão em sala de aula fornecem a eles a oportunidade de desenvolver o raciocínio e o pensamento crítico.



Ao estimular a prática do estudo em grupo, o professor está colaborando para que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e para que possam desenvolver ideias novas. Dessa forma, a atividade pode trabalhar com a fixação do conhecimento, além de trabalhar o desenvolvimento das outras competências.



O feedback da turma foi muito positivo, pois os alunos relataram que puderam, a partir da análise de casos trabalhistas, utilizar os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores de forma prática.