Projetos de Pesquisa

Enfermagem

Página do Curso

Projetos de Pesquisa | URI Câmpus de Erechim

Projetos de Pesquisa

Análises acerca do envelhecimento humano

O crescimento da população idosa torna pertinente a necessidade de um conhecimento adicional a respeito das mudanças morfofuncionais ligadas ao envelhecimento. Parte dessas mudanças afeta diretamente aspectos nutricionais que, por sua vez, repercutem na evolução de doenças crônicas e na manutenção da saúde dos idosos hospitalizados. O metabolismo energético também se encontra alterado nos idosos, havendo uma gradual e não uniforme diminuição das funções dos órgãos, podendo afetar o consumo de energia. Esses aspectos associados à presença de doenças crônico-degenerativas e limitantes em idosos nos estimulam a buscar mais informações a respeito do processo de envelhecimento. Em vista do exposto, o desenvolvimento deste projeto trará reflexões e análises atuais sobre o envelhecimento humano e permitirá que sejam realizadas publicações sobre as complicações e agravos à saúde dos idosos. Dentro dessa perspectiva, justifica-se o presente estudo. Ademais, os resultados deste estudo poderão trazer subsídios para profissionais da área de saúde para melhor compreender o envelhecimento humano.

Avaliação clínica em crianças e adolescentes - PIBIC-EM

Existe consenso de que a prevenção é o melhor remédio e seguramente mais barato do que o tratamento das doenças. Também é consenso que a saúde começa desde a concepção e que perdura enquanto a vida existir. Acredita-se que a infância e a adolescência sejam um período em que os seres humanos são mais vulneráveis a adquirir condutas que nem sempre podem ser consideradas salutares, visto que é nesta fase que ocorre a construção social, influenciada por fatores socioeconômicos, políticos, culturais e o ambiente em que a pessoa vive. Neste cenário ocorre toda a expressão do potencial biológico, social e, em alguns aspectos, a parte espiritual. Na contemporaneidade vivenciamos ações governamentais enfocando esforços intersetoriais e interdisciplinares para encontrar respostas às exigências da adolescência, para que indivíduos nessa faixa etária possam crescer com saúde e que esta possa ser mantida ao longo da vida. Constituintes da saúde e da educação fazem parte do desenvolvimento humano de maneira significativa, influenciando o desenvolvimento biopsicossocial e na formação de pessoas saudáveis e produtivas. Nesse sentido, o presente estudo pretende desenvolver ações de avaliação clínica em crianças e adolescentes que frequentam escolas do Município de Erechim, RS. Os itens a serem avaliados serão alguns dados antropométricos, aferição da pressão arterial, acuidade visual, Índice de Massa Corporal, relação cintura-quadril e alguns aspectos da saúde bucal.

Avaliação das complicações da implantação de Cateter Venoso Central de Inserção Periférica em uma Unidade Oncológica

O Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (PICC) é um dispositivo inserido através de punção em uma veia periférica, e que progride, com a ajuda da circulação sanguínea, até o terço distal da veia cava inferior ou superior, adquirindo características de acesso central. É um procedimento de competência do profissional enfermeiro e atualmente a sua utilização vem crescendo, pois possui a característica de ser um acesso de duração prolongada e com um menor número de complicações. A resolução 258/2001, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), declara que o profissional enfermeiro tem a competência para a realização do procedimento de PICC, desde que o mesmo tenha recebido a formação adequada, por meio de curso de treinamento e capacitação. Trata-se de um estudo retrospectivo e analítico, que tem como objetivos analisar as complicações da implantação de Cateter Venoso Central de Inserção Periférica em uma Unidade Oncológica.

Avaliação do Efeito Protetor da Vitamina D sobre Parâmetros da Função Hepática e Renal de Ratas Wistar Submetidas a Dieta com Frutose ao Longo da Gestação

O projeto visa estabelecer os efeitos protetores da vitamina D sobre parâmetros de estresse oxidativo em ratas Wistar submetidas a dieta em concentrações diferentes de frutose ao longo da gestação.

Determinação da Concentração de Frutose Viável para a Gestação e a Prole de Ratas Wistar

Frutosemia é um termo utilizado para descrever o excesso de frutose plasmático após o consumo de frutose presente na dieta. A ingestão excessiva, em humanos, pode causar várias alterações metabólicas como hiperuricemia, aumento do colesterol, triglicerídeos e glicose, observadas provavelmente em decorrência do aumento do catabolismo dos nucleotídeos ou do aumento na síntese de purinas. Nas últimas décadas do século passado e no início deste, muitos estudos demonstraram que esta alteração metabólica pode causar comprometimentos no sistema cardiovascular e renal, principalmente. Nas referências consultadas, incluindo meios eletrônicos como PUBMED, SCIENCE DIRECT, MEDLLINE e ISY verificam-se poucos estudos que relacionem complicações da frutosemia à gestação, bem como complicações desta no período da organogênese para a prole. Também não encontramos estudos que esclareçam as concentrações de frutose na gestação. Com o estudo atual pretendemos estabelecer concentrações de frutose contidas na ração compatíveis com a gestação a termo, além de investigar se existem alterações gestacionais como toxicidade em um grupo de ratas Wistar. O Método será a utilização de 25 ratas Wistar prenhes, distribuídas aleatoriamente nos grupos controle e tratado. O grupo tratado será subdividido em 4 grupos: 5 animais receberão ração a 65%, 5 ração a 40%, 5 ração a 30% e 5 ração a 20% de ração diária de frutose; e as 5 ratas do grupo controle receberão ração normal. As ratas serão sacrificadas em câmara do CO2 no 19º dia de gestação, quando serão coletados órgãos maternos e sangue para determinar alguns parâmetros bioquímicos, bem como serão efetuados os cálculos de alguns índices maternos e fetais. Da sua prole serão retirados os rins por meio de nefrectomia. Destes serão efetuadas análises das estruturas renais como os túbulos, vasos, peso dos rins e análise microscópica para determinar possíveis alterações na morfologia das estruturas renais.

Efeitos da Frutosemia Induzida na Gestação e na Prole de Ratas Wistar

Frutosemia é o excesso de frutose plasmática após consumo de frutose presente na dieta. A ingestão excessiva, em humanos, pode causar alterações metabólicas como aumento do colesterol, triglicerídeos e glicose, observado em decorrência do aumento do catabolismo dos nucleotídeos ou do aumento na síntese de purinas, podendo causar comprometimentos no sistema cardiovascular e renal, principalmente. Objetivo: determinar os efeitos da frutosemia em ratas Wistar prenhes expostas a ingestão de frutose ao longo da gestação. Metodologia: foram utilizadas 20 ratas Wistar prenhes, distribuídas nos grupos controle e tratado. O grupo tratado recebeu 65% da ração diária de frutose e as do grupo controle recebeu ração normal. Inicialmente, as fêmeas virgens foram colocadas para acasalar com machos da mesma espécie. As prenhes foram detectadas por meio da coleta de material do canal vaginal por meio de esfregaço realizado com cotonete, depois disposto em lâminas e visualizado em microscópio óptico, sendo que as prenhes foram identificadas por meio de detecção de esperma. As ratas foram sacrificadas em câmara do CO2 no 19º dia gestacional e neste momento foram coletados dados das ratas e dos fetos. Resultados parciais: a glicemia média do grupo controle foi 132.37mg/dl±36,30 e do grupo tratado 227,2mg/dl±40,82(p<0,001); a média do colesterol do grupo controle foi 59,87mg/dl±11,85; e do grupo tratado foi 88,3mg/dl±14,05(p<0,05); não se verificou diferença estatística significativa nas taxas do ácido úrico entre o grupo tratado e controle. Nas fêmeas do grupo frutose, não foram observados embriões e houve perda de peso significativa (p<0,001). Existe significância estatística (p<0,001) entre o número de fetos do grupo tratado e corpos lúteos. Ao mesmo tempo foi possível detectar os corpos lúteos e os sítios de implantação das fêmeas do grupo tratado. Nas fêmeas do grupo controle houve ganho de peso esperado e desenvolvimento de embriões. Conclusões: em ambos os grupos, após o acasalamento, houve a identificação de espermatozoides no canal vaginal e este achado indica as prenhes. Durante o período de gestação as ratas do grupo controle obtiveram ganho de peso significativo, não ocorrendo o mesmo com o grupo tratado com frutose. Em todas as ratas do grupo tratado foi possível observar sítios de implantação e os corpos lúteos correspondentes, e no grupo controle identificaram-se os fetos. Em ambos os grupos observou-se alterações da estrutura do útero (corno único) e gestação com feto único.

Efeitos da Hiperuricemia Induzida por Frutose na Gestação e na Prole de Ratas Wistar

O excesso de ácido úrico como causa de complicações articulares é conhecido de longa data. Nas últimas décadas do século passado, e no início deste, muitos estudos demonstraram que esta alteração metabólica pode causar comprometimentos principalmente no sistema cardiovascular e renal. O ácido úrico é tóxico em doses elevadas e pouco solúvel em água e, em consequência disso, se deposita nas articulações, causando os sintomas característicos. Nas referências consultadas, incluindo meios eletrônicos como PUBMED, SCIENCE DIRECT, MEDLLINE e ISY se verifica poucos estudos que relacionem complicações da hiperuricemia à gestação, bem como complicações desta no período da organogênese para a prole. Também não encontramos estudos que esclareçam se o ácido úrico na gestação atravessa a barreira placentária. Visto que a única via de excreção deste metabólito conhecida é a urinária, pretendemos, com o estudo atual, investigar se existem alterações gestacionais em um grupo de ratas Wistar, bem como determinar possíveis alterações no peso, na morfologia e no número de glomérulos na prole de um grupo de ratos Wistar, ao longo da gestação. O método a ser utilizado será a utilização de 20 ratas Wistar prenhes distribuídas aleatoriamente nos grupos controle e tratado. O grupo tratado receberá 65% da ração diária de frutose e as do grupo controle receberá ração normal. As ratas serão sacrificadas em câmara do CO2 no 19º dia de gestação, quando será determinada a dosagem de ácido úrico das ratas, bem como serão efetuados os cálculos de alguns índices. Da sua prole serão retirados os rins por meio de nefrectomia. Destes serão efetuadas análises das estruturas renais como os túbulos, vasos, peso dos rins e análise microscópica para determinar possíveis alterações na morfologia e no número de glomérulos. Palavras-chave: Hiperuricemia. Gestação. Histologia. Ratas. Rins.

Impacto da Multimorbidade sobre a Qualidade de Vida e o Comprometimento Financeiro de Pessoas Portadoras de Diabetes Mellitus no Município de Erechim

Influência da Frutosemia Crônica sobre Parâmetros Gestacionais, Crescimento e Desenvolvimento, Bioquímicos e de Estresse Oxidativo de Ratas Wistar

Trata-se de um estudo com animais de laboratório (ratos) para determinar a influência da frutosemia sobre parâmetros bioquímicos e gestacionais de ratas Wistar.

Mulheres Negras e Vulnerabilidades em Saúde – Transversalidades por Gênero e Etnia

A preocupação com a Saúde da População Negra no Brasil é recente. Em relação às afrodescendentes, seus problemas tornam-se mais complexos por serem transversalizados por seu gênero e etnia. As vulnerabilidades de saúde de mulheres negras é tão importante que, em termos de política pública em saúde, o Ministério da Saúde (2013) propõe atenção especial ao grupo afrodescendente, por suas particularidades específicas de saúde, que o torna mais vulnerável a determinadas patologias. A referida política propõe ações para superar diferenças de atenção integral a esta população, buscando, ao mesmo tempo, superar desigualdades históricas no acesso à saúde. As doenças mais proeminentes na etnia/raça negra são: Hipertensão Arterial, Anemias Específicas e outras hemoglobinopatias, tumores malignos e benignos uterinos, entre outros. A pesquisa pressupôs que as afrodescendentes tivessem repertórios aprendidos em relação às suas vulnerabilidades por receberem atenção especializada. A inexistência de saberes pressupunha, em particular, ausência de implantação de política pública. Objetivo: analisar, em um município ao norte do RS, o que as mulheres negras sabiam ou não sobre suas vulnerabilidades de saúde. Método: análise de Discurso na perspectiva de Michel Foucault (2007); o estudo foi de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Período: investigação desenvolvida de agosto de 2014 a julho de 2015. Resultados: participaram dezessete (17) mulheres com critério de inclusão: autodenominação - negras ou pardas; os enunciados das participantes apontaram para a ausência de repertórios de saúde sobre vulnerabilidades e também tensões sobre a inexistência de informações específicas de saúde da mulher negra. Conclusões: na pesquisa ficaram evidentes subjetividades encontradas em relações saber-poder entre mulheres negras profissionais de saúde e a necessidade de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Pesquisa aprovada pelo CEP URI sob nº 27972114.6.0000.5351. Descritores: Atenção à Saúde; Atenção Integral à Saúde; População Negra; Profissionais de Saúde. Pesquisador - Roseana M. Medeiros (Docente Graduação em Enfermagem URI Erechim) Objetivos - Analisar o que as mulheres negras sabem ou não sobre suas vulnerabilidades de saúde; - Verificar junto a este grupo como adquiriu repertórios sobre suas vulnerabilidades de saúde - Averiguar se há presença de patologias presentes na vida destas mulheres; na existência, como souberam o diagnóstico e como administram o processo saúde-adoecimento. Financiamento: URI/FAPERGS; 01 Bolsista de Graduação em Enfermagem Iniciada em 2014 e concluída em julho de 2015. Situação: Concluída (*)Grupo de Estudos em temáticas de Gênero, Mulheres, Etnia, Saúde, Educação e Trabalho/Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e Serviços de Saúde do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e Serviços de Saúde da Graduação em Enfermagem URI Erechim

O Trabalho em Equipe de Profissionais da Enfermagem em Unidades Básicas de Saúde

O trabalho em equipe está relacionado às competências e características que cada pessoa possui e desenvolve em sua área ou campo de atuação. Competências essas que são características pessoais, as quais, quando unidas, dão origem às equipes. Com este estudo, visualizam-se contribuições para o conhecimento na enfermagem, bem como para as demais áreas da saúde, indicando a importância de se conhecer e saber intervir no trabalho com grupos e em equipe, tornando-se uma perspectiva em destaque quando associada ao trabalho produzido coletivamente.

Perfil e Prognóstico de Pacientes Internados em Unidade de Terapia Intensiva Através da Utilização da Escala de Apache II

Prevalência e Impacto da Asma em Crianças e Adolescentes da Zona Urbana de Erechim-RS

Processo de Ser e Viver de Educandos de Enfermagem

Rastreamento da Hipertensão Arterial em Crianças e Adolescentes

Rastreamento do Câncer de Colo de Útero

Releituras sobre Saúde da Mulher Negra: PNSIPN - a partir dos Gestores Enfermeiros em ABS

A pesquisa está investigando como os Enfermeiros, gestores dos serviços de saúde em Atenção Básica, gerenciam a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra - PNSIPN (Ministério da Saúde, 2013) em um município de médio porte localizado ao norte do Rio Grande do Sul, considerando as especificidades em saúde dos afrodescendentes, o que exige atenção especializada a esse grupo. A atenção à saúde passou a exigir intervenções pelos princípios do SUS (resolubilidade, equidade e universalidade) de igual teor ético e de direito ao de integralidade. Com o Estado assumindo sua responsabilidade e o tecido social reaprendendo a posicionar-se nas reivindicações por qualidade dos serviços de saúde, a atenção básica definiu-se como a centralidade das ações. Na eventualidade de a PNSIPN não estar implantada, o estudo procurará compreender que necessidades primordiais o município precisa para a implantação da referida política pública. A recente preocupação com a saúde da população negra no Brasil é, sem dúvida, um convite a processos investigativos que colaborem para compreensões mais concretas sobre como a saúde do afrodescendente tem sido pensada e/ou aplicada nas diferentes regiões do país. Conforme o que expressa o Ministério da Saúde (2013, p.7), a PNSIPN se insere na dinâmica do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de estratégias de gestão solidária e participativa, que incluem: utilização do quesito cor na produção de informações epidemiológicas para a definição de prioridades e tomada de decisão; ampliação e fortalecimento do controle social (...). Objetivo: analisar como a PNSIPN está implantada no município onde a proposta está sendo desenvolvida. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, descritivo-exploratória. Para Minayo (2006, p. 96), é necessário ultrapassar o viés positivista das ciências sociais. Os dados “qualitativos” são importantes na construção do conhecimento e, também eles, podem permitir o início de uma teoria ou a sua reformulação, refocalizar ou clarificar abordagens já consolidadas, sem que seja necessária a comprovação formal quantitativa. Período: de agosto de 2015 a julho de 2017. Participantes: enfermeiros de ambos os sexos com critério de inclusão: Gestor em ABS. Tratamento dos Dados: serão organizados, interpretados e analisados por meio do método da Análise de Discurso a partir dos estudos de Michel Foucault (2007) e Mikhail Bakhtin (2006). Para Michel Foucault, analisar um discurso é compreendê-lo para diante da linguagem e da comunicação. É entendê-lo como prática política que subjetiva a pessoa a processos histórico-sociais ou a ela mesma. Por sua vez, Mikhail Bakhtin defende também que um discurso, em sua apreensão ativa, materializa não somente formas de o discursante visualizar situações específicas, mas também que este mesmo discurso enriquece e modifica as interações verbais entre duas ou mais pessoas. Pesquisa aprovada pelo CEP URI sob nº 44235415.5.0000.5351. Descritores: Mulheres Negras; Etnia/Raça; PNSIPN; Atenção Básica de Saúde; Enfermeiros.