Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Ciências da Saúde

Disciplina: Procedimentos em Estética I A

Código: 40-1513

Carga Horária: 120h (Teórica: 80hs – Prática: 20hs – TDE: 20hs)

Créditos: 06

 

EMENTA

Biomedicina Estética. Biomédico esteta e legislação. Disfunções estéticas faciais. Disfunções estéticas corporais. Procedimentos estéticos: Limpeza de pele, Peelings físicos, químicos e enzimáticos, Microagulhamento, Ultrassom, Intradermoterapia, Endermoterapia, Carboxiterapia, Criolipólise, Toxina Botulínica, Preenchedores faciais, laserterapia e Cosmetologia aplicada.

 

OBJETIVOS

Desenvolver o discente quanto vivência diária de clínicas estéticas;

Proporcionar a construção do conhecimento sobre técnicas de aplicação e manuseio de cosméticos e equipamentos;

Promover o senso crítico quanto a formalização de prognostico associando ao tratamento com recursos de eletroterapia e a cosmetologia;

Desenvolver a autonomia de solução frente a possíveis intercorrências;

Proporcionar aos discentes a vivência prática do mercado de trabalho, exercendo as competências práticas estéticas.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – História da Biomedicina Estética; Conquista para Biomedicina; Áreas de atuação no campo da Estética.

UNIDADE DE ENSINO 02 – Avaliação, Diagnostico, Consulta; Disfunções Estéticas Faciais e Corporais; Nutrição Estética e Envelhecimento Humano;

UNIDADE DE ENSINO 03: Cosmetologia aplicada a estética e planos de tratamentos

UNIDADE DE ENSINO 04: Procedimentos estéticos corporais: Carboxiterpia corporal; Ultrassom; Radiofrequência, laserterapia, Intradermoterapia corporal; Radiofrequência; Criolipólise; PEIM; Endermoterapia.

UNIDADE DE ENSINO 05: Procedimentos estéticos faciais; Carboxiterapia facial; Radiofrequência; Intradermoterapia facial; Toxina Botulínica e preenchedores faciais; Microagulhamento (Dermaroller); Peelings mecânicos, químicos e enzimáticos (superficiais, médios, profundos).

 

METODOLOGIA

As aulas serão promovidas através dos estudos teóricos e práticos. No campo teórico será utilizado estudos dirigidos referentes a: Identificação, diagnostico, prognostico de evolução de uma ficha anamnese, assim como criação da mesma ficha, fisiopatologias estéticas, tratamentos eletroterápicos e cosmetológicos, associações, indicações, contraindicações e intercorrências. Já as aulas práticas, serão conduzidas através de prática em laboratório, onde os discentes exercerão vivências da profissão, com trocas de procedimentos em duplas.

 

AVALIAÇÃO

-Prova teórica I

-Trabalho teórico I

-Avaliação Prática I

-Prática em laboratório: (Uso adequado de EPI’S, zelo pelo laboratório, respeito e zelo pelo colega em atendimento)

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HARVEY, Richard A; FERRIER, Denise R. Bioquímica ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CAMPBELL, Mary K.; FARRELL, Shawn O. Bioquímica. São Paulo: Cengage Learning, 2011, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BERG, J. M.; TYMOCZKO, J. L.; STRYER, L. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014, 2010, 2008.

MARZZOCO, A.; TORRES, B. B. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

RIEGEL, R. E.. Bioquímica. 3. ed. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012, 2001.

STRYER, L.. Biochemistry. 4. ed. New York: W. H. Freeman and Company, 1999.

VOET, D.; VOET, J. G; PRATT, C. W. Fundamentos de bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2013, 2008, 2002.