Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Ciências da Saúde

Disciplina: MICOLOGIA CLINICA APLICADA

Código: 40-1512

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h)

Créditos: 02

 

EMENTA

Etiologia, caracterização, diagnóstico laboratorial e tratamento das micoses humanas.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:Promover conhecimento, habilidades e atitudes para a execução, interpretação e indicação de exames clínico-laboratoriais para fins de diagnóstico de fungos.

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

Desenvolver conhecimentos sobre propriedades gerais de fungos;

Conhecer conceitos morfológicos, bem como, os constituintes bioquímicos da célula fúngica;

Desenvolver procedimentos laboratoriais para o diagnóstico de fungos;

Conhecer a classificação das micoses;

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1: PROPRIEDADES GERAIS DOS FUNGOS:

Taxonomia; conceitos morfológicos básicos; constituintes bioquímicos da célula fúngica; classificação das micoses.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

UNIDADE DE ENSINO 2: PROCEDIMENTOS LABORATORIAIS PARA O DIAGNÓSTICO DAS MICOSES:

Procedimentos laboratoriais para diagnóstico das micoses: colheita e transporte de amostras; processamento das amostras; microscopia do material.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

UNIDADE DE ENSINO 3: CLASSIFICAÇÃO E ASPECTOS CLÍNICOS:

Micoses superficiais estritas: epidemiologia, aspectos clínicos, diagnóstico laboratorial e

tratamento; pitiríase versicolor; tinea nigra; piedra branca; piedra negra.

Dermatofitoses: epidemiologia, aspectos clínicos, diagnóstico laboratorial e tratamento; tinea; epidermofitíase; onicomicose; espécies de dermatófitos dos gêneros Microsporum,

Trichophyton e Epidermophyton.

Micoses subcutâneas: epidemiologia, aspectos clínicos, diagnóstico laboratorial e tratamento;cromomicose; esporotricose; micetomas; feo-hifomicose; hialo-hifomicose; zigomicose; entomoftoromicose.

Micoses profundas: epidemiologia, aspectos clínicos, diagnóstico laboratorial e tratamento; paracoccidiodomicose; histoplasmose; coccidiodomicose.

Micoses oportunistas: epidemiologia, aspectos clínicos, diagnóstico laboratorial e tratamento; candidíase; criptococose; aspergilose.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

 

 

METODOLOGIA

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:

Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;

A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;

As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;

A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;

As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MORAES, Ruy Gomes de; LEITE, Ignácio da Costa; GOULART, Enio Garcia. Moraes parasitologia & micologia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

MCPHERSON, Richard A.; PINCUS, Matthew R. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais de Henry. 21. ed. São Paulo: Manole, 2012.

LACAZ, Carlos da Silva (Et al). Tratado de micologia médica Lacaz. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MEZZARI, Adelina. & FUENTEFRIA, Alexandre Meneghello  Micologia no Laboratório Clínico. São Paulo: Editora Manole, 2012  [biblioteca virtual].

ZAITZ, Clarisse. Compêndio de Micologia Médica, 2ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2017. [biblioteca virtual].

XAVIER, R. M.; DORA, J. M.; BARROS, E. Laboratório na prática clínica: consulta rápida. 3. ed. Porto Alegre : Artmed, 2016. [biblioteca virtual].

STAPENHORST, França F. Micologia e virologia. Porto Alegre: Sagah, 2018. [biblioteca virtual].