Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: TOXICOLOGIA APLICADA

Código: 40-1453

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE: 20h)

Créditos: 04

 

Ementa

Introdução à toxicologia, fases da intoxicação, avaliação toxicológica, toxicologia analítica e forense, toxicologia social e de medicamentos, toxicologia ocupacional, toxicologia dos alimentos e ambiental.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências: proporcionar aos discentes conhecimentos e habilidades para a compreensão da toxicologia de medicamentos, ocupacional, ambiental, alimentar e social.    

 

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Conhecer os aspectos gerais das fases da intoxicação (exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e clínica), toxicologia analítica e forense.

- Estudar as fases da intoxicação (exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e clínica) dos principais agentes tóxicos relevantes para a toxicologia de medicamentos, ocupacional, ambiental, alimentar e social.

- Aplicar os princípios da toxicologia na interpretação e resolução de estudos de caso, bem como na leitura de artigos técnico-científicos.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – Introdução à toxicologia, toxicologia analítica, forense e de medicamentos

Estudar as principais áreas e aspectos da toxicologia, bem como as fases da intoxicação (exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e clínica) e avaliação toxicológica. Compreender as bases da toxicologia analítica e forense. Estudar as fases da intoxicação (exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e clínica) dos principais agentes tóxicos relevantes para a toxicologia de medicamentos.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Toxicologia ocupacional e alimentar

Estudar as fases da intoxicação (exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e clínica) dos principais agentes tóxicos relevantes para a toxicologia ocupacional e alimentar.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Toxicologia ambiental e social

Estudar as fases da intoxicação (exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e clínica) dos principais agentes tóxicos relevantes para a toxicologia ambiental e social.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates, bem como aulas práticas em laboratório de toxicologia;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.
  • Realização de atividades de extensão conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

LARINI, L. Toxicologia. 3.ed. São Paulo: Manole, 1997. 30p.

MORAES, E. de C. F.; SZNELWAR, R. B.; FERNICOLA, N.

A.G.G. de. Manual de toxicologia analítica.. São Paulo: Roca, 1991. 229p.

OGA, Seizi; OGA, Seizi (Edit). Fundamentos de toxicologia. 2.ed São Paulo: Atheneu, 2003. 474p.

 

Bibliografia Complementar

GRAEFF, Frederico G. Drogas psicotrópicas e seu modo de ação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 1989. 135p.

GRAEFF, Frederico Guilherme; GUIMARAES, Francisco Silveira. Fundamentos de psicofarmacologia. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001. 238 p.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia: básica & clínica. 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 1054p.

LIMA, Darci Roberto. Manual de Farmacologia clínica, terapêutica e toxicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 892p.

RANG, H. P; DALE, M. M-; RITTER, J. M. Farmacologia/ H. P. Rang. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.