Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: PARASITOLOGIA CLÍNICA APLICADA

Código: 40-1442

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 10h) (TDE: 10h)

Créditos: 02

 

Ementa

Relação parasito-hospedeiro. Estudo da patogenia, diagnóstico, epidemiologia, profilaxia e tratamento das helmintoses e protozooses humanas. Diagnóstico laboratorial das parasitoses humanas. Entomologia médica.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

  • Conhecer conceitos teóricos e práticos atualizados sobre; patogenia, sintomatologia, tratamento e epidemiologia das diferentes doenças causadas por parasitas em humanos;
  • Promover o conhecimento teórico e prático atualizado sobre técnicas para diagnósticos laboratoriais dos diferentes tipos de parasitas;
  • Demonstrar capacidade de desenvolver trabalho em equipe, executar pesquisa e selecionar informações pertinentes aos conteúdos abordados;

 

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

  • Desenvolver conhecimentos para que o acadêmico seja capaz de executar e interpretar exames parasitológicos de acordo com as boas práticas em laboratório;
  • Realizar procedimentos relacionados à colheita, preparo, conservação e análise de amostras biológicas para fins de diagnósticos laboratoriais das principais parasitoses;
  • Capacitar o acadêmico a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde voltada para as principais doenças de interesse humano.

 

Conteúdo Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 1: INTRODUÇÃO A PARASITOLOGIA HUMANA: conceitos básicos, ação dos parasitos sobre o hospedeiro, regras de nomenclatura e classificação dos parasitos humanos.

CLASSIFICAÇÃO: Helmintologia: posição sistemática, morfologia, ciclo biológico, epidemiologia, formas de transmissão, patogenia, diagnóstico, profilaxia e tratamento das helmintoses humanas. Classe Nematoda: enterobíase; trichuríase; ascaridíase; estrongiloidíase; ancilostomíase; síndrome da larva migrans visceral e cutânea; filariose linfática; oncocercose. Classe Cestoda: teníase e cisticercose; equinococose; himenolepíase. Classe Trematoda: esquistossomose; fasciolose.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2: CLASSIFICAÇÃO: Protozoologia: posição sistemática, morfologia, ciclo biológico, epidemiologia, formas de transmissão, patogenia, diagnóstico, profilaxia e tratamento das protozooses humanas; giardíase; balantidíase; tricomoníase; amebíase; toxoplasmose; leishmaniose cutânea, mucocutânea e visceral; doença de Chagas; malária.

Entomologia médica: estudo dos principais insetos vetores de parasitoses humanas. Pesquisa de sangue oculto nas fezes e pesquisa de leucócitos fecais.

Promover educação em saúde através de ações extensionistas no área da parasitologia.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais, casos clínicos e debates;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, entre outros.
  • Realização de atividades de extensão conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo três avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. 8. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005 e 2010.

MORAES, Ruy Gomes de; LEITE, Ignacio da Costa; GOULART, Enio Garcia. Moraes, parasitologia & micologia humana. 5. ed.,. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2000 e 2008.

NEVES, David Pereira. Parasitologia humana. 12. ed. São Paulo: Atheneu, 2001, 2005 e 2012.

 

Bibliografia Complementar

CIMERMAN, Benjamin; CIMERMAN, Sérgio. Parasitologia humana: e seus fundamentos gerais . 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2001.

CIMERMAN, Benjamin; FRANCO, Marco Antonio. Atlas de parasitologia: artrópodes, protozoários e helmintos. São Paulo: Atheneu, 2009.

DE CARLI, Geraldo Attilio. Parasitologia clínica: seleção de métodos e técnicas de laboratório para o diagnóstico das parasitoses humanas . São Paulo: Atheneu, 2001.

FERREIRA, António; ÁVILA, Sandra do Lago Moraes de (Coord.). Diagnóstico laboratorial: avaliação de métodos de diagnóstico das principais doenças infecciosas e parasitárias e auto- imunes - correlação clínico-laboratorial . 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

LEVENTHAL, Ruth; CHEADLE, Russell F; HOFFMAN, Elliot (Ilust.). Parasitologia médica: texto e atlas . 4. ed. São Paulo: Premier, 2000.

TAVARES, Walter; MARINHO, Luiz Alberto Carneiro (Edit.). Rotinas de diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias. São Paulo: Atheneu, 2005.