Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: IMUNOLOGIA CLÍNICA APLICADA

Código: 40-1441

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

  

Ementa

Avaliação da imunologia humoral e celular: radioimunoensaio; imunoensaio enzimático homogêneo; ensaio do  imunoadsorvente ligado por enzima (ELISA); ensaios imunofluorimétricos; ensaios por turbidimetria e nefelometria; quimiluminescência. Diagnóstico das imunodeficiências. Diagnóstico de doenças infecciosas e  autoimunes por métodos sorológicos.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

  • Conhecer os princípios básicos da imunidade celular e humoral;
  • Conhecer os conceitos de métodos imunológicos e princípio das reações;
  • Obter conhecimentos sobre as principais doenças infecciosas causadoras de doenças mais comuns;
  • Compreender as diferenças entre os métodos utilizados para triagem e diagnóstico das doenças infecciosas;
  • Aprender conceitos sobre doenças autoimunes e imunodeficiências

 

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

  • Desenvolver conhecimentos sobre cada reação imunológica;
  • Dominar os aspectos clínicos das doenças infecciosas como HIV, hepatites virais, HTLV, nas fases da doença e  aplicar o melhor teste diagnóstico;
  • Aprender a realizar os testes diagnóstico associando com a  interpretação clínica;
  • Interpretar casos clínicos relacionados com as doenças como família Herpes vírus, arboviroses, rubéola, toxoplasmose e sífilis;
  • Aplicar conhecimentos relacionados com o controle de qualidade na realização dos testes na fase analítica.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 1: TÉCNICAS IMUNOLÓGICAS

Aprofundar os conhecimentos sobre Técnicas Imunológicas: características da reação antígeno-anticorpo; reação de precipitação e aglutinação; reações de Imunofluorescência direta e indireta; Ensaio imunoenzimático (EIA) e método enzimático de competição; métodos radiométricos, fluorimétricos, quimioluminescentes; turbidimetria e nefelometria.

Atividades práticas: Aula prática sobre princípio das técnicas imunológicas

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2: DOENÇAS REUMÁTICAS

Sistema do complemento: diagnóstico e aspectos clínicos, dosagens de C2, C3, C4, C5. Sorodiagnóstico da febre reumática e glomerulonefrite pós estreptocóccica: ASLO; PCR; Fator reumatoide.Anticorpos monoclonais.

Atividades práticas: Aula prática com dosagens de marcadores imunológicos C3, ASLO, PCR, Fator reumatoide.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02

 

UNIDADE DE ENSINO 3: DOENCAS INFECCIOSAS I

Infecção pelo vírus HIV: vias e mecanismos da infecção; diagnóstico da infecção neonatal; tratamento; diagnóstico sorológico, testes de triagem e testes confirmatórios.

Hepatites Virais: mecanismos de transmissão, diagnóstico sorológico; hepatite A; hepatite B e marcadores sorológicos; hepatite D (delta); hepatite C; outros vírus da hepatite.

Infecção pelo vírus HTLV- I/II: patogenia e manifestações clínicas; mecanismos de transmissão; diagnóstico sorológico e molecular.

Atividades práticas: Aula prática com execução de técnicas de Anti HIV, Hbsag, Anti HCV.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03

 

UNIDADE DE ENSINO 4: DOENCAS INFECCIOSAS II

Família dos Herpesvírus (Herpesviridae): Citomegalovírus; herpes simples; varicela – zoster; epstein-Baar (EBV); diagnóstico sorológico.

Arboviroses: Aspectos clínicos; diagnóstico laboratorial, métodos e interpretação e perfil sorológico; Rubéola: Aspectos clínicos; diagnóstico laboratorial, métodos e interpretação; perfil sorológico da rubéola pós-natal.

Atividades práticas: Aula prática sobre Mononucleose infecciosa, arboviroses, com liberação de laudos e interpretação de resultados encontrados.

TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 04

 

UNIDADE DE ENSINO 5: DOENCAS INFECCIOSAS III

Toxoplasmose: diagnóstico laboratorial e interpretação; toxoplasmose na gravidez; diagnóstico sorológico da toxoplasmose no recém-nascido; toxoplasmose ocular; toxoplasmose no paciente imunodeficiente. Sífilis: epidemiologia e diagnóstico clínico; sífilis congênita; diagnóstico laboratorial. Chagas: diagnóstico laboratorial: métodos sorológicos e interpretação;

Atividades práticas: Aula prática sobre toxoplasmose (HAI, Imunocromatografia e ELISA), Sífilis, VDRL, Chagas (HAI)

TDE 05 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 05

 

UNIDADE DE ENSINO 6: DOENÇAS AUTOIMUNES

Doenças autoimunes: artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico; anticorpos conhecidos e sua importância; métodos utilizados em laboratório para identificação de anticorpos-antinucleares. Outras doenças autoimunes: Síndrome de Sjogren, Esclerose sistêmica, Esclerose múltipla.

Imunodeficiências: Considerações gerais e conceitos básicos, Imunodeficiências primárias e secundárias: importância clínica.

Atividades práticas: Aula prática com demonstração de testes diagnósticos usado para diagnóstico, e estudo de casos clínicos.

TDE 06 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 06

 

UNIDADE DE ENSINO 7: CONTROLE DE QUALIDADE EM IMUNOLOGIA

Controle de qualidade em imunologia.

Atividades práticas: Aula prática sobre materiais usados no controle de qualidade

TDE 07 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 07.

 

Metodologia

Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução no 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 6,0, uma avaliação prática com peso 2,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

ABBAS, Abul K; LICHTMAN, Andrew H; PILLAI, Shiv. Imunologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

FERREIRA, A. W. Diagno´stico laboratorial das principais doenc¸as infecciosas e autoimunes: correlac¸o~es cli´nico-laboratoriais - Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2011

GORCZYNSKI, Reginald; STANLEY, Jacqueline. Imunologia clínica. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001.

 

Bibliografia Complementar

CALICH, Vera; VAZ, Celidéia. Imunologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. DOAN, T. et al. Imunologia ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FORTE, W. C. N. Imunologia: do básico ao aplicado. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

VAZ, Adelaide; TAKEI, Kioko; BUENO, Ednéia Casagranda. Imunoensaios: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

JANEWAY, Charles. Imunobiologia: o sistema imunológico na saúde e na doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.