Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: IMUNOLOGIA CLÍNICA APLICADA Código: 40-1441 Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE: 20h) N° de Créditos: 04
Ementa Avaliação da imunologia humoral e celular: radioimunoensaio; imunoensaio enzimático homogêneo; ensaio do imunoadsorvente ligado por enzima (ELISA); ensaios imunofluorimétricos; ensaios por turbidimetria e nefelometria; quimiluminescência. Diagnóstico das imunodeficiências. Diagnóstico de doenças infecciosas e autoimunes por métodos sorológicos.
Objetivos A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:
Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:
Conteúdos Curriculares
UNIDADE DE ENSINO 1: TÉCNICAS IMUNOLÓGICAS Aprofundar os conhecimentos sobre Técnicas Imunológicas: características da reação antígeno-anticorpo; reação de precipitação e aglutinação; reações de Imunofluorescência direta e indireta; Ensaio imunoenzimático (EIA) e método enzimático de competição; métodos radiométricos, fluorimétricos, quimioluminescentes; turbidimetria e nefelometria. Atividades práticas: Aula prática sobre princípio das técnicas imunológicas TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 2: DOENÇAS REUMÁTICAS Sistema do complemento: diagnóstico e aspectos clínicos, dosagens de C2, C3, C4, C5. Sorodiagnóstico da febre reumática e glomerulonefrite pós estreptocóccica: ASLO; PCR; Fator reumatoide.Anticorpos monoclonais. Atividades práticas: Aula prática com dosagens de marcadores imunológicos C3, ASLO, PCR, Fator reumatoide. TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02
UNIDADE DE ENSINO 3: DOENCAS INFECCIOSAS I Infecção pelo vírus HIV: vias e mecanismos da infecção; diagnóstico da infecção neonatal; tratamento; diagnóstico sorológico, testes de triagem e testes confirmatórios. Hepatites Virais: mecanismos de transmissão, diagnóstico sorológico; hepatite A; hepatite B e marcadores sorológicos; hepatite D (delta); hepatite C; outros vírus da hepatite. Infecção pelo vírus HTLV- I/II: patogenia e manifestações clínicas; mecanismos de transmissão; diagnóstico sorológico e molecular. Atividades práticas: Aula prática com execução de técnicas de Anti HIV, Hbsag, Anti HCV. TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03
UNIDADE DE ENSINO 4: DOENCAS INFECCIOSAS II Família dos Herpesvírus (Herpesviridae): Citomegalovírus; herpes simples; varicela – zoster; epstein-Baar (EBV); diagnóstico sorológico. Arboviroses: Aspectos clínicos; diagnóstico laboratorial, métodos e interpretação e perfil sorológico; Rubéola: Aspectos clínicos; diagnóstico laboratorial, métodos e interpretação; perfil sorológico da rubéola pós-natal. Atividades práticas: Aula prática sobre Mononucleose infecciosa, arboviroses, com liberação de laudos e interpretação de resultados encontrados. TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 04
UNIDADE DE ENSINO 5: DOENCAS INFECCIOSAS III Toxoplasmose: diagnóstico laboratorial e interpretação; toxoplasmose na gravidez; diagnóstico sorológico da toxoplasmose no recém-nascido; toxoplasmose ocular; toxoplasmose no paciente imunodeficiente. Sífilis: epidemiologia e diagnóstico clínico; sífilis congênita; diagnóstico laboratorial. Chagas: diagnóstico laboratorial: métodos sorológicos e interpretação; Atividades práticas: Aula prática sobre toxoplasmose (HAI, Imunocromatografia e ELISA), Sífilis, VDRL, Chagas (HAI) TDE 05 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 05
UNIDADE DE ENSINO 6: DOENÇAS AUTOIMUNES Doenças autoimunes: artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico; anticorpos conhecidos e sua importância; métodos utilizados em laboratório para identificação de anticorpos-antinucleares. Outras doenças autoimunes: Síndrome de Sjogren, Esclerose sistêmica, Esclerose múltipla. Imunodeficiências: Considerações gerais e conceitos básicos, Imunodeficiências primárias e secundárias: importância clínica. Atividades práticas: Aula prática com demonstração de testes diagnósticos usado para diagnóstico, e estudo de casos clínicos. TDE 06 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 06
UNIDADE DE ENSINO 7: CONTROLE DE QUALIDADE EM IMUNOLOGIA Controle de qualidade em imunologia. Atividades práticas: Aula prática sobre materiais usados no controle de qualidade TDE 07 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 07.
Metodologia Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução no 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 6,0, uma avaliação prática com peso 2,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
Bibliografia Básica ABBAS, Abul K; LICHTMAN, Andrew H; PILLAI, Shiv. Imunologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. FERREIRA, A. W. Diagno´stico laboratorial das principais doenc¸as infecciosas e autoimunes: correlac¸o~es cli´nico-laboratoriais - Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2011 GORCZYNSKI, Reginald; STANLEY, Jacqueline. Imunologia clínica. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001.
Bibliografia Complementar CALICH, Vera; VAZ, Celidéia. Imunologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. DOAN, T. et al. Imunologia ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2008. FORTE, W. C. N. Imunologia: do básico ao aplicado. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. VAZ, Adelaide; TAKEI, Kioko; BUENO, Ednéia Casagranda. Imunoensaios: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. JANEWAY, Charles. Imunobiologia: o sistema imunológico na saúde e na doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. |